Uma empresa é um lugar de transformação, onde as pessoas criam, aprendem, se superam e surpreendem em cada entrega. Mais do que isso, é um organismo vivo que pulsa conforme os colaboradores crescem. E é por isso que a gestão da mudança é tão imprescindível para a saúde, crescimento e sustentabilidade das companhias que desejam se manter competitivas no mercado. 

A gestão da mudança é crucial para manter um ritmo constante de crescimento e inovação. Conforme estudo da Walkme, 47% das organizações que integram a gestão da mudança têm mais chances de atingir seus objetivos do que os outros 30% que não a incorporaram.

Além disso, é preciso considerar que os negócios são mutáveis. Eles mudam quase na velocidade da luz. Os números da Walkme indicam que 79,7% das pessoas precisam adaptar seus negócios a cada dois a cinco anos. E mesmo sabendo da necessidade de fazer diferente, apenas 34% das iniciativas de mudança são bem-sucedidas.

Neste artigo, mostramos o que é gestão da mudança, as vantagens, o papel da liderança e como acontece na prática.

Continue a leitura! 

Qual o principal objetivo da gestão da mudança?

As mudanças irão acontecer de qualquer forma, com gerenciamento adequado ou não. Por isso, a gestão da mudança é tão importante: na prática, ela pode ser a chave para o sucesso dos seus projetos e para a sustentabilidade do seu negócio.  

Embora seja chamado de lado suave da mudança, fazer a gestão do lado humano de uma mudança costuma ser o componente mais desafiador e crítico de uma transformação organizacional.

Em uma fusão ou aquisição, por exemplo, o lado técnico da mudança é certamente complexo. Afinal, é preciso elaborar os arranjos financeiros, integrar sistemas de negócios, tomar decisões sobre a nova estrutura da organização e muito mais. Mas trazer as pessoas a bordo e participar da fusão ou aquisição pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Afinal, as pessoas precisam se adaptar e realizar seus trabalhos de maneira diferente. A mudança de comportamento tem impacto decisivo no sucesso do novo fluxo de processos e de trabalho. Felizmente, você pode aplicar uma abordagem estruturada, a gestão da mudança, e causar um grande impacto no sucesso geral.

O que é gestão da mudança?

Do termo inglês change management, gestão da mudança baseia-se em teorias de muitas disciplinas, incluindo psicologia, ciência comportamental, engenharia e pensamento sistêmico. E existem muitos modelos diferentes para escolher e conduzir a gestão da mudança. Por exemplo, o Modelo de Gerenciamento de Mudanças de Lewin divide o processo de mudança em três estágios principais , enquanto o Modelo de Mudança em 8 Passos de Kotter fornece um guia mais abrangente durante a mudança.

Uma ideia central de todas as teorias de gestão da mudança é que nenhuma mudança acontece isoladamente. De uma forma ou de outra, a mudança afeta toda a organização e todas as pessoas nela. Mas com uma boa abordagem, os líderes podem encorajar todos a se adaptarem e adotarem sua nova forma de trabalhar.

Fazer a gestão da mudança exige criar um espaço de confiança, um lugar compartilhado, generoso e seguro onde as pessoas se sentem comprometidas e vivem para o mesmo propósito, acreditando e trabalhando por ele.

Gestão da mudança como uma competência 

No nível organizacional, o gerenciamento de mudanças é uma competência de liderança que viabiliza movimentos, progressos, conquistas e projetos. Além disso, a gestão da mudança é também uma capacidade estratégica projetada para aumentar a capacidade de mudança e de resposta da organização. 

Para os líderes seniores, a competência de gerenciamento de mudanças significa ser capaz de liderar mudanças para a organização, incluindo ser um patrocinador eficaz da mudança e demonstrar comprometimento com a mudança, tanto individual quanto organizacionalmente. Um patrocinador é, na verdade, um embaixador da mudança. Ele vai vender a ideia para o seu time, que irá somar esforços pela realização do que foi proposto.  

Para gerentes que trabalham com colaboradores da linha de frente, a competência está relacionada ao treinamento eficaz de subordinados diretos em suas jornadas de mudança. 

O fato é que as organizações são mais eficazes e bem-sucedidas quando desenvolvem competências de gerenciamento de mudanças em todos os níveis.

A gestão da mudança não é apenas comunicação, treinamento ou administração de  resistência. Um gerenciamento eficaz de mudanças segue um processo estruturado e emprega um conjunto holístico de ferramentas para conduzir mudanças individuais e organizacionais bem-sucedidas.

 

Gestão da mudança: comece investindo nas pessoas, que fazem acontecer

Esse é o lado A da mudança, o lado humano. Sem ele, o lado B, puramente técnico, não é possível. A gestão da mudança permite criar uma nova organização, projetar novos processos de trabalho e implementar tecnologias disruptivas, capazes de transformar todo o seu potencial da sua empresa, desde que você leve as pessoas junto. Na prática, o sucesso financeiro de uma companhia depende do quanto as pessoas que trabalham na organização aceitam a mudança e trabalham para fazê-la acontecer sem atritos e com máxima resiliência e produtividade.

Em um episódio recente do VerumCast, o podcast da Verum que leva conhecimento de vanguarda para pessoas, como você, que transformam negócios, nós debatemos a importância da gestão da mudança nas empresas e nos projetos. 

Aqui, acreditamos que essa é uma prática que deve ser compreendida tanto como um processo quanto como uma competência. Entenda como e porquê no vídeo com seis especialistas fera no assunto! 

Gestão da mudança: principais benefícios

Como vimos até aqui, a gestão da mudança é um processo estruturado, baseado em um conjunto de ferramentas, que permite liderar o lado humano da mudança para alcançar um resultado desejado. Em última análise, trata-se de se concentrar em como ajudar as pessoas a se envolver, adotar e usar uma mudança em seu trabalho diário. 

Adotar a gestão da mudança exige olhar para as pessoas com mais carinho e empatia. 

Maior eficiência

Conduzir sua empresa para um estado futuro geralmente requer uma análise cuidadosa dos riscos e benefícios. Quando os líderes escolhem investir na gestão da mudança, esse é o primeiro passo para agilizar a curva de aprendizado e crescimento das pessoas e da organização.

Assim, é possível ganhar aumento de eficiência e obter os resultados esperados mais rapidamente. Na prática, uma estratégia de gestão da mudança melhora também a tomada de decisões e permite que você avalie as alternativas de forma mais completa.

Isso pode reduzir erros, garantir que os ajustes necessários sejam executados corretamente e evitar desperdício de recursos.

Afinal, ao dividir a mudança em etapas, desenvolvendo e integrando as pessoas, é possível fazer testes e implementações mais suaves, com agilidade, reduzindo o número de possíveis atritos e problemas.

Maior engajamento dos colaboradores

Esse é um dos grandes ganhos da gestão da mudança: o engajamento das pessoas! Quando as mudanças são impostas abruptamente e sem comunicação adequada, isso pode deixar os colaboradores inseguros e desconcertados.

Todos nós sabemos como uma mudança inesperada pode ser perturbadora quando não há clareza ou explicação por trás dela.

A construção de um processo de mudança estruturado garante que os colaboradores permaneçam atualizados, acompanhando as modificações que podem afetar o trabalho e a vida deles.

Dessa forma, a gestão da mudança convida as pessoas para participarem do processo decisório. Em vez de simplesmente receber ordens sem saber por que isso é necessário, elas passam a ser agentes de mudança. 

A qualificação dos profissionais deve ser integrada ao processo de mudança como uma parte crucial do sucesso. Sua equipe precisa ter as habilidades necessárias para executar suas novas tarefas.

Eles devem entender o novo processo e as expectativas de como as coisas serão feitas no futuro. Priorizar a formação e a qualificação dos profissionais, como parte do seu processo de agente de mudança, resultará em novos recursos e membros da equipe mais engajados.

Risco reduzido

Risco. É algo que as empresas tentam evitar. Ainda assim, é uma parte da vida. Ele existe em todos os processos de negócios e as mudanças apenas aumentam o risco associado a qualquer estratégia ou ação.  

A boa notícia é que um processo sistemático de gerenciamento de mudanças ajuda a reduzir os riscos, identificando possíveis gargalos e problemas antes que qualquer eliminação ou modificação seja realizada.

Ter uma política de gestão da mudança clara, para gerenciar as modificações, também é importante porque fornece uma trilha de auditoria. Portanto, se algo der errado, a organização pode determinar onde ocorreram os erros e tomar medidas corretivas.

Ao desenvolver seu plano, você identificará possíveis riscos e soluções. Quando o risco surgir, você terá a solução ou os processos para agir e resolvê-lo.

Processo de transição suave

Uma estratégia consistente de gestão da mudança permite alcançar uma transição suave e uma curva de crescimento constante.

Assim, a transformação de um sistema para outro se torna mais fácil, direta e viável. Isso porque a gestão da mudança assegura aos colaboradores conhecimento adequado sobre quaisquer novos recursos ou sistemas.

Ao trabalhar de maneira colaborativa, reservando tempo para avaliar e comunicar as mudanças a todos os envolvidos, o time permanece alinhado, ciente das atualizações e ganha tempo para se preparar.

A gestão da mudança envolve, sobretudo, construir um espaço de confiança entre as pessoas e as áreas, já que todos têm clareza sobre a importância do seu papel no alcance dos objetivos da empresa.

Aumento da produtividade da equipe

Além de aumentar o engajamento dos colaboradores, como já vimos, a gestão da mudança é um processo que pode fornecer aos funcionários as ferramentas necessárias para manter o foco, a produtividade e o otimismo em tempos de fluxo.

Reduz a distração associada ao aprendizado de novas informações por conta própria, além de permitir que eles permaneçam confiantes e motivados ao enfrentar os desafios associados à mudança.

Apenas 15% dos funcionários concordam fortemente que a liderança de sua organização os deixa entusiasmados com o futuro. Desafie a norma envolvendo sua equipe para fazer parte da mudança. 

Minimize a resistência

A mudança costuma ser difícil e desconfortável para os profissionais.

Por isso, a comunicação é uma estratégia fundamental para que as pessoas se movimentem e abracem a mudança como positiva, potencializando o crescimento de todos.  

Um plano de comunicação estruturado ajudará você a monitorar a eficiência dos canais de contato do time, enquanto gerencia o impacto da mudança.

Uma ferramenta chave em seu plano de comunicação é a história de mudança. A história converte objetivos e ambições em uma narrativa que precisa ser envolvente, clara, objetiva e transparente.

Sendo assim, a estratégia de endomarketing é vital para o sucesso da gestão da mudança. Em tempos de mercado incerto e volátil, a mensagem sobre a mudança clara para eliminar qualquer névoa ou confusão, levando as pessoas a trabalharam sempre juntas em um ambiente de colaboração.

Quando as pessoas conhecem a justificativa real para qualquer mudança, é mais provável que elas compreendam e aceitem. Entender o que está por vir ajuda a mostrar que mudar é um movimento construtivo, que irá trazer resultados positivos a curto, médio e longo prazo. 

 

Quais os tipos de gerenciamento de mudanças?

Na prática, é possível aplicar diferentes tipos de melhores práticas e teorias de gerenciamento de mudanças. A seguir, listamos os quatro principais:

  1. Mudança excepcional: eventos isolados mudam a experiência de um profissional, mas não afetam de forma significativa vários aspectos de sua vida. Por exemplo, uma mudança de nome exigiria alguma papelada de RH e um novo endereço de e-mail, mas não alteraria a função da pessoa no trabalho.
  2. Mudança incremental: é uma mudança gradual que não exige mudanças grandes ou repentinas, como a atualização da tecnologia existente.
  3. Mudança do pêndulo: costuma causar mudanças repentinas de um estado para outro, de um extremo para a visão ou estado oposto. Por exemplo, migrar  de um modelo de trabalho 100% presencial para uma equipe 100% remota.
  4. Mudança de paradigma: aqui, a cultura organizacional da empresa é impactada. São mudanças que resultam em novas crenças ou valores, sendo internalizadas como a nova norma. Por exemplo, mudar com sucesso da comunicação síncrona para um modelo híbrido que envolve comunicação síncrona e assíncrona.

Change management: a importância da gestão de mudança, na prática 

Em síntese, a gestão da mudança torna o fluxo de trabalho mais suave, amigável, tranquilo e produtivo. As pessoas recebem um olhar diferente. Elas são valorizadas como protagonistas do processo de construção da empresa. E esse é um processo contínuo, que deve ser adotado como boa prática, indepentemente da conclusão do projeto A ou B.  Idealmente, a gestão da mudança pavimenta o caminho rumo à colaboração e à inovação, impulsionando o crescimento da equipe e da empresa. 

Com a abordagem da gestão da mudança, os líderes patrocinadores desenvolvem um ambiente seguro para que as pessoas possam tentar, acertar, errar, aprender e fazer diferente. 

A Verum Partners tem papel de agente de transformação no mercado. Por isso, a empresa lançou uma formação direcionada para gestão da mudança. Objetivo é auxiliar as empresas a diagnosticar, conduzir e viabilizar com sucesso as mudanças organizacionais.

Com uma equipe de consultores internos altamente qualificados, o time orienta as companhias na construção de uma abordagem de gestão da mudança que desenvolve, capacita e engaja as pessoas. Nosso time aplica ciência, conhecimento sistematizado, para gerar automotivação, acelerar a curva de aprendizado e potencializar o crescimento da sua empresa. 

Quer aderir à gestão da empresa na sua organização também? Saiba como a Verum Partners pode ajudar! 

 

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