Planejamento de projetos de capital: o que é e como fazer
O planejamento de projetos de capital é fundamental para garantir o direcionamento adequado dos recursos, com o máximo de benefícios de curto e longo prazo, ao mesmo tempo em que fortalece a governança financeira de cada projeto.
Neste artigo, veremos como sua organização pode melhorar a eficiência e promover a transparência financeira no planejamento de projetos de capital públicos e privados.
Aproveite a leitura!
Retomando o conceito: o que é um projeto de capital?
Um projeto de capital é um grande investimento significativo, de longo prazo, que tem a tarefa de adicionar ou melhorar um ativo de capital existente. Geralmente, um projeto de capital é robusto, complexo, grande e caro, exigindo planejamento minucioso e um alto volume de recursos para execução.
Os projetos de capital podem ser baseados em infraestrutura, como estradas e ferrovias, quando lançados pelo governo. As empresas privadas também se envolvem em projetos de capital, planejados e executados com o objetivo de alavancar o crescimento organizacional.
Como um projeto de capital exige planejamento e acompanhamento, os gestores lançam mão de soluções digitais e metodologias, para organizar tarefas, monitorar as entregas, controlar o uso de seus recursos e gerenciar o tempo.
Ao contar com essas ferramentas, os gestores podem vincular as atividades, a fim de evitar atrasos, filtrar o caminho crítico para identificar tarefas essenciais e definir uma linha de base para rastrear as variações do projeto em tempo real.
O que é planejamento de projetos de capital?
O objetivo do planejamento de capital é alocar um volume de orçamento e recursos para “os projetos certos”. Ou seja, para aqueles que melhor se alinham com as metas e objetivos estratégicos do cliente.
Independentemente da demanda principal do projeto, o foco dos gestores no planejamento é direcionado para três ações principais: planejam, constroem e operam ativos e infraestrutura críticos.
Usado por governos e corporações, o planejamento de capital é o processo de orçamento dos recursos que serão usados para cumprir planos de longo prazo.
A partir da avaliação e da análise preditiva, que alinha o projeto de capital aos objetivos de longo prazo da organização, os gestores podem entender seus custos operacionais futuros.
Em síntese, o planejamento de capital é usado como um roteiro para manter, atualizar e otimizar propriedades, edifícios e infraestrutura, para citar apenas alguns. Na prática, sempre que um plano de capital é elaborado, o próximo passo é a revisão e aprovação pelas operações, partes interessadas e equipes financeiras.
Porém, na condução do planejamento de projetos, geralmente, os gestores se deparam com escolhas difíceis. Como resultado, alguns projetos podem receber menos recursos do que o originalmente previsto. Outros podem ser totalmente cancelados.
Por isso, quando se trata de planejamento de projetos de capital, é importante ter clareza sobre alguns aspectos:
- O planejamento de capital identifica os projetos que melhor se alinham às metas e objetivos estratégicos de um cliente.
- Os gestores de projetos organizam o processo de planejamento de capital em uma estrutura apropriada que ajuda a garantir que seja justo, equitativo, impactante, sustentável e acionável.
- O planejamento de projetos de capital se torna mais assertivo e eficaz quando as equipes e as partes interessadas estão conectadas e usando ferramentas, metodologias e plataformas de tecnologia modernas.
- As ferramentas de planejamento de capital digitais e as metodologias ágeis ajudam a dar a cada projeto uma chance justa e a criar transparência e responsabilidade no processo.
Planejamento de Capital, na prática: como funciona?
Vamos imaginar um cenário onde o gestor de projeto recebe financiamento. Se for uma entidade governamental, provavelmente é dinheiro público coletado por meio de tributos e impostos. Já uma empresa privada, normalmente, financia projetos de capital usando empréstimos, ações, investimentos e outros financiamentos.
Sendo assim, o planejamento de capital estabelece os projetos certos a serem executados, a alocação dos fundos disponíveis e quanto deve ser distribuído entre esses projetos para garantir alinhamento com os objetivos organizacionais de longo prazo. Na sequência, o plano de capital geralmente é revisado e aprovado pelos executivos das áreas envolvidas.
Com tantas complexidades e variáveis, incluindo escassez de pessoal e aumento dos custos de fornecimento, o foco do planejamento de capital deve ser voltado para a escolha dos projetos que se alinham com as metas e objetivos estratégicos exclusivos da sua organização.
Na prática, a avaliação e a priorização dos projetos costumam ser feitas considerando os critérios qualitativos (resiliência, impacto ambiental) e quantitativos (retorno sobre o investimento, valor presente líquido). No próximo tópico, mostramos as principais etapas do planejamento de projetos de capital.
6 etapas do planejamento de capital
O processo de planejamento de capital é um dos aspectos mais importantes e complexos do gerenciamento de um projeto ou portfólio de projetos. Trata-se de um esforço concentrado que requer diligência, paciência e comunicações constantes.
Ao organizar o processo de planejamento de capital em uma estrutura padronizada de admissão, avaliação e seleção, é possível otimizar e integrar uma série de etapas e documentos.
Conheça o fluxo de trabalho do planejamento de capital:
#1 Definição dos drivers de projetos de capital
A primeira etapa consiste em identificar o que está impulsionando a necessidade de investimentos de capital. É importante mapear alguns fatores relevantes, como uma infraestrutura envelhecida, regulamentos que mudaram ou o objetivo de expandir o negócio. Ao definir os drivers dos projetos de capital, o gestor pode determinar onde o investimento de capital deve ser feito e por quê.
#2 Preparação e análise das propostas de projetos
As equipes de planejamento de capital e finanças trabalham com um processo de admissão de propostas. Nesta fase, os profissionais buscam conhecer e entender o escopo, cronograma, recursos, custos e riscos de um projeto em potencial.
Depois de receber as solicitações de projeto de capital, revise-as. Selecione apenas aquelas que atendem aos seus critérios de avaliação e são consideradas um bom investimento comercial para a organização.
#3 Avaliação da viabilidade e lucratividade e validação dos projetos
Antes de iniciar o projeto de capital, no entanto, é preciso fazer a devida diligência. Isso inclui um estudo de viabilidade para avaliar se o projeto será bem-sucedido ou não. É hora de analisar também o custo-benefício para determinar se haverá um retorno sobre o investimento, seja em ganhos financeiros ou outros benefícios, como maior participação de mercado e vantagem competitiva.
Nesta fase, são pré definidos os critérios mais importantes para as metas e objetivos estratégicos de um negócio. Geralmente, os critérios são uma combinação de medidas qualitativas e quantitativas exclusivas.
Por exemplo, chegar a uma pontuação de projeto pode ser uma combinação de medidas que são ponderadas individualmente umas contra as outras. É importante saber:
- Quão sustentável é o projeto?
- O projeto faz parte de um requisito regulatório?
- Qual é o ROI do projeto?
- Quais são os riscos em atrasá-lo?
Ao considerar esses aspectos, os profissionais conduzem a análise e fazem a classificação dos projetos, selecionando aqueles que possuem viabilidade e podem ser autorizados a avançar.
#4 Aprovação do projeto para financiamento de capital
Uma vez selecionado, o projeto precisa de um plano de capital que, além das etapas de execução, deve mostrar aos líderes financeiros que o investimento terá um retorno. Um plano de capital adequado terá um orçamento, cronograma e tarefas com recursos e custos associados.
Acima de tudo, o plano de capital não é usado apenas para descrever como o projeto será entregue, mas também para ganhar a confiança daqueles que financiam o projeto de capital. Nas organizações, os tomadores de decisão podem incluir um comitê de gestão de capital ou o conselho de administração para acompanhar os desdobramentos e entregáveis do projeto.
#5 Execução do projeto de capital
Uma vez aprovado, o trabalho no projeto começa. É hora de arregaçar as mangas, mobilizar a equipe e incentivar a colaboração de todos os envolvidos, para viabilizar o alcance das metas e objetivos predefinidos.
Nesta etapa, o papel do gestor de projetos é decisivo. Afinal, ele será responsável por controlar os vários elementos, como gerenciamento de tarefas, tempo, custos e recursos.
#6 Implementação e Monitoramento
A implementação de políticas e procedimentos para apoiar a supervisão eficaz melhora a responsabilidade financeira ao longo da duração do plano de capital.
Portanto, é importante monitorar o progresso dos projetos de capital e avaliar seu sucesso com base nos indicadores de qualidade, custo e metas de cronograma.
Os orçamentos criados pela equipe financeira são compartilhados com os profissionais de operações, que atualizam os dados da execução realizada continuamente. Se forem necessários ajustes de orçamento, o setor financeiro deve autorizá-los, para que o projeto possa continuar.
Como a Verum Partners ajuda a gerenciar projetos de capital
Para superar o desafio do planejamento de projetos e capital, as empresas podem contar com as melhores ferramentas e metodologias do mercado. A Verum Partners, consultoria empresarial focada na gestão integrada de projetos, com as melhores práticas de colaboração e inovação, apresenta para o mercado uma série de soluções flexíveis. Selecionamentos três para você conhecer:
Gestão estratégica de portfólio
É a abordagem que ajuda a empresa a planejar os projetos de capital no momento certo para maximizar o investimento da empresa. A gestão estratégica de portfólio é a solução ideal para companhias que trabalham com muitos projetos internos.
Planejamento de execução
É a solução que orienta a operação e o gerenciamento do projeto, ajudando a definir os termos e etapas a serem seguidos para atender aos requisitos contratuais.
Com essa abordagem, o gestor de projetos e os colaboradores envolvidos se dedicam às tarefas e atividades previstas no planejamento, garantindo o cumprimento de prazos e o uso inteligente de recursos.
O planejamento de execução é perfeito para o acompanhamento dos projetos, fornecendo atualização dos entregáveis à medida que as etapas são concluídas.
Gestão Integrada e Governança Colaborativa (GIGC)
Com esse modelo de gestão, a empresa constroi, de maneira sólida e robusta, a estratégia do projeto desde a concepção dele. A Gestão Integrada e Governança Colaborativa é uma abordagem eficaz porque trabalha com o envolvimento antecipado de todos os atores que colaboram durante a execução.
Assim, os profissionais compartilham experiências e conhecimentos, criam soluções e se conectam, movidos por uma sensação de pertencer ao projeto. Tudo isso leva os colaboradores à ação e mantém o engajamento orientado para a execução do projeto.
Essas e outras soluções da Verum Partners auxiliam empresas e equipes no planejamento, execução e acompanhamento dos projetos de capital. Descubra uma nova forma de gerenciar projetos com sucesso.Fale com a gente!