A organização ágil é formada por estruturas orgânicas, que tem por objetivo a flexibilidade para se adequar a mudanças. É comum que dentro dessas organizações existam 4 tipos de grupos de trabalho:

  • Squad – times multidisciplinares entre 6 a 10 pessoas;
  • Chapter ou capítulos – times de profissionais de mesma função com até 50 membros;
  • Tribe, também conhecida como tribo ou comunidade, agrupamento de pessoas com até 50 membros; e
  • Guild ou guildas, grupos multidisciplinares com foco em assunto específico, para ganhos em escala.

 

Enquanto squads focam em projetos, funcionalidades ou serviços para os clientes, funcionam como uma embarcação, todos seguem uma mesma direção, possuem autonomia para resolver quaisquer assuntos que interfiram em sua navegação, e possuem um período específico de existência, visando criar resultado(s) únicos.

Já as Tribos focam na gestão de programas como um todo.  Funcionam como uma frota, várias embarcações coordenadas com um mesmo propósito, buscando alcançar um resultado em conjunto.

As Guildas irão focar nos ganhos de aprendizado em escala, funcionam como irmandades, que tem uma finalidade específica, discutem sobre um mesmo assunto e visam levar esses ganhos para as mais diversas frentes que seus membros possam vir a fazer parte.

Por fim temos os chapters, os chapters são agrupamentos de profissionais de uma tribo, membros de cada Squad, que possuem uma especialidade em comum, funcionam como uma biblioteca, entidades que guardam pequenos pedaços de conhecimento.

organizações ágeis

Chapters têm objetivo de fomentar a cultura do desenvolvedor e uniformizar formas de trabalho, unindo talentos para melhorar processos e selecionar ferramentas adequadas para uso comum nas squads.

As reuniões de sincronização do chapter ocorrem uma vez em cada interação, como exemplo, podem ocorrer uma vez a cada sprint que são ciclos de 7 até no máximo 30 dias, conforme o Scrum Guide. Assim, de forma constante compartilhamos novos tópicos, analisamos a maturidade ágil dos times e colaboramos na resolução dos problemas, sejam eles sobre pessoas, processos ou ferramentas.

 

A Verum Partners tem larga experiência em implantação de Cultura Ágil, explorando a capacidade dessa metodologia de abranger todas as áreas de conhecimento e níveis de gerenciamento.

Temos os melhores profissionais do mercado. Somos parceiros de verdade na alavancagem dos seus negócios!

Autores: Hanna Urio Ohi, Agile Coach, Consultora de Agilidade e Transformação Organizacional na Verum Partners.

Raphael da Costa, Agile Coach e Consultor de Projetos de Capital e infraestrutura na VerumPartners