Produtividade e agilidades em processos é uma busca incessante. Facilitando a divisão de um projeto em etapas ao longo do tempo, o sprint está integrado ao método Scrum. Com a aplicação dessa metodologia, a tarefa é dividida em partes menores, fazendo com que as equipes definam os próximos passos do “pacote de trabalho” ao longo da execução.

Por prezar pela comunicação diária e efetiva, o Sprint é considerado uma forma democrática de trabalho, visando atender todas as expectativas do cliente, bem como a garantia de uma maior satisfação com o resultado final da entrega.

A seguir, conheça os detalhes dessa rotina.

 Qual é o significado da palavra Sprint?

Proveniente do inglês, o termo Sprint corresponde a um tipo de corrida de velocidade em que o atleta percorre uma distância curta num período de tempo mais curto ainda, ou seja, a ideia da Sprint no Scrum é que deve-se cumprir uma meta dentro de um período determinado, resultando em um item/projeto totalmente pronto.

Como funciona o sprint?

O sprint pode ser considerado o principal evento do método Scrum: uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software.

Nesse método que ocorre a produção de um produto ou parte dele, sendo que cada uma dessas fases possui um tempo definido, que pode ser um ciclo com duração de uma semana, duas semanas ou até um mês.

Entre os principais benefícios, está na alta redução de atrasos e inconformidades nas entregas, se comparado aos resultados apresentados em outras metodologias.

Permitindo a troca de ideia entre as equipes, é possível fazer uma melhor classificação de prioridades, bem como a participação de todos os colaboradores em diferentes partes do processo, tornando o planejamento mais democratizado e, claro, ainda mais eficiente, atingindo todas as expectativas iniciais.

No Sprint, o time tem mais consciência sobre os prazos, pois participa ativamente das reuniões de planejamento.

Como montar um sprint?

Além de possuir um conjunto de requisitos e metas a serem implementados pelos desenvolvedores, durante a montagem do sprint, é necessário buscar o desenvolvimento de cada etapa e função, sempre respeitando e trabalhando de acordo com a ideia de sistema de cada cliente.

A comunicação entre as equipes os times de desenvolvimento, o Scrum Master e o Product Owner, são essenciais para o desenrolar dessa atividade. A seguir, conheça as responsabilidades dessas equipes:

  • O Product Owner: também conhecido como PO ou dono do produto, é o responsável por maximizar o valor do produto e do trabalho do Time de Desenvolvimento. Também é ele quem tem a responsabilidade de gerenciar o Backlog do Produto, de ordená-lo e garantir que o Time de Desenvolvimento entenda os itens no nível necessário.

 

  • O Scrum Master: é o responsável por garantir que o Scrum seja entendido e aplicado corretamente pelo PO e pelo Time de Desenvolvimento. Ele age como facilitador dos eventos do Time Scrum, treinando os desenvolvedores em autogerenciamento, interdisciplinaridade e criação de produtos de alto valor. Além disso, o Scrum Masterremove os impedimentos para o progresso do Time de Desenvolvimento.

Quais etapas acontecem durante o sprint?

Antes de se criar os sprints de um projeto, é preciso definir quais são as funcionalidades do produto a ser desenvolvido e que são desejadas pelo Product Owner. Nessa fase há a construção do Product Backlog, contendo as principais características do produto a serem desenvolvidas.

Ela é composta por: Reunião de planejamento; A execução de desenvolvimento; Encontros diários; Revisão; Retrospectiva. Acompanhe um resumo de cada etapa:

1)      Reunião de Planejamento

Todos os integrantes do Time Scrum participam dessa reunião. O objetivo principal desse encontro também chamado de “Sprint Planning”, é definir:

  • O que poderá ser entreguena próxima Sprint;
  • Como será realizado o trabalhopara produzir a entrega.

2)      Desenvolvimento

Após a Reunião de Planejamento, inicia-se a etapa de execução, onde o Time de Desenvolvimento começa a trabalhar segundo os planos de entrega que planejou, atentando-se aos requisitos de produto delineados pelo Product Owner e ao prazo final da Sprint.

O Time de Desenvolvimento é composto pelos profissionais que realizam o trabalho de entregar uma versão usável e que incremente o produto pronto no final da Sprint. Deve ter duas características: ser auto organizado e multifuncional.

3)      Reunião Diária

Ao longo da execução da Sprint, o Time de Desenvolvimento se reúne diariamente nas chamadas Reuniões Diárias (ou Daily Sprints). Com duração de 15 minutos, o objetivo é avaliar como está o andamento das atividades e definir o que será feito para alcançar a meta da Sprint.

Geralmente, durante essas reuniões, os participantes ficam em pé, para não correr o risco da pausa ultrapassar o limite de tempo.

4)      Revisão da Sprint

Com a duração de até quatro horas e participação de todo a equipe Scrum, na etapa de Revisão da Sprint ou Sprint Review, ocorre a inspeção do resultado e, se necessário, a adaptação do Backlog do Produto. Entre os pontos revisão, estão:

  • O esclarecimentosobre os itens que foram “Prontos” e os que não foram;
  • A reflexãosobre o que foi bem e os problemas que foram encontrados;
  • As sugestõesdo Time Scrum para o que deve ser feito a seguir;
  • As análises sobre as mudanças do mercado, a linha do tempo, o orçamento e as prioridades.

5)      Retrospectiva da Sprint

Na Retrospectiva da Sprint (Sprint Retrospective) a equipe avalie a si mesma, refletindo sobre suas práticas e desenhando melhorias para aplicar na próxima Sprint. Com duração de três horas, participam dessa reunião o Time de Desenvolvimento e o Scrum Master.

Ao final da retrospectiva, o produto será a relação das melhorias a serem implementadas no próximo ciclo. O final desta reunião marca o final oficial da Sprint.

Referências: https://artia.com/blog/sprint/