Blog
O que o beach tennis me ensinou sobre projetos e pessoas
“Organizar o time em posições onde cada um poderá desenvolver seu potencial com certeza é fundamental para o sucesso de qualquer projeto”
Eu nunca fui adepta a esportes coletivos até o começo de 2021, quando conheci o beach tennis. Em quase 1 ano de jogo tive muitas experiências boas, mas também precisei aprender e me desafiar constantemente para continuar e tenho algumas reflexões sobre o quanto o esporte se assemelha à vida profissional.
Na minha primeira partida estava aflita, conhecia as regras, mas estar diante de desconhecidos me trouxe uma insegurança grande. Por outro lado, meu parceiro (que também era iniciante) jogava tênis há muito tempo e conhecia a estratégia do jogo e como dominar a bola. Assim foi minha primeira experiência na área em que atuo hoje. Fui alocada em um projeto totalmente novo para mim, mas estava ao lado de um parceiro que dominava a estratégia do jogo: sabia exatamente o que o cliente esperava receber. Na quadra, perdi muitos pontos nessa partida, mas muitas vezes ouvi do meu parceiro “deixa que eu vou nessa bola” e assim ganhamos. No projeto não foi diferente, nas etapas mais difíceis o meu parceiro foi para a linha de frente e fez o ponto que precisávamos. Isso me mostrou que o tempo de quadra (seja ela de saibro ou de areia), assim como as experiências vivenciadas na carreira, é que constroem bons jogadores e bons profissionais.
Depois, comecei a pesquisar sobre raquetes com o objetivo de trocar a minha,. Pesquisei vários modelos e decidi adquirir uma igual a de um amigo. Antes da compra, ele me emprestou para testar e qual foi o resultado? Uma grande decepção. A raquete realmente era superior à minha, porém eu ainda não tinha domínio sobre o meu posicionamento em quadra e a força com que eu rebatia a bola, perdendo vários pontos. Isso me mostrou que, por mais que tenhamos os mais sofisticados recursos à disposição, é preciso ser paciente com o nosso desenvolvimento, tendo disciplina e constância no aprendizado, afinal o meu amigo dono da raquete já praticava o esporte há mais de anos.
Por fim, a reflexão mais interessante fiz assistindo a final de um torneio recentemente: de um lado da quadra, uma dupla composta por um casal experiente, do outro, uma moça iniciante e um rapaz especialista no esporte. Para mim, era óbvio que a primeira dupla ganharia. Entretanto, o resultado não foi esse. Realmente, a moça não tinha a mesma desenvoltura dos adversários, mas devolvia quase todas as bolas que chegavam nela e, quando não o fazia, seu parceiro estava ali para cobri-la e motivá-la a continuar focada no jogo. Enquanto isso, a outra dupla não estava bem entrosada e se movimentavam desordenadamente em quadra, deixando muito espaço aberto e facilitando os pontos dos adversários. Essa foi a maior lição que eu tive: organizar o time em posições onde cada um poderá desenvolver seu potencial com certeza é fundamental para o sucesso de qualquer projeto, uma boa equipe é construída a partir do respeito, da confiança e do melhor que cada um pode oferecer. É assim que se ganha o jogo.
Autora: Ana Carolina Magri Rodrigues, Consultora de Projetos de Capital e Infraestrutura na VerumPartners
A Verum Partners tem larga experiência em metodologia AWP, BIM, Gestão de Contratos em projetos de Capital, ESG, implantação de Cultura Ágil e Lean como a base para o gerenciamento de seus projetos, explorando a capacidade dessas soluções de abranger todas as áreas de conhecimento e níveis de gerenciamento, sendo base para a integração entre engenharia, suprimentos, construção e comissionamento. Temos os melhores profissionais do mercado. Somos parceiros de verdade na alavancagem dos seus negócios!