A VerumPartners apresenta ao mercado uma solução de gerenciamento de projetos de capital baseado nas melhores práticas da indústria da construção. Neste contexto, a best practice do Construction Industry Institute (CII) conhecida como Advanced Work Packaging (AWP) foi definida como a base para o desenvolvimento dos processos e ferramentas de trabalho da empresa.

AWP é uma metodologia que permite orientar todas as ações do projeto para a frente de trabalho. O CII reconhece a metodologia como best practice com base nos resultados significativos ao estudar 20 projetos:

  • Aumento de produtividade de até 25%
  • Diminuição de custos entre 5 e 10%
  • 13 projetos no prazo e 6 concluídos antecipadamente
  • Melhora na qualidade da entrega com redução de retrabalhos
  • Melhora na previsibilidade de prazo e custo

A metodologia de AWP tem como princípio o detalhamento dos pacotes de trabalho até os pequenos pacotes de trabalho que devem ser programados para execução considerando as restrições de: materiais, equipamentos, acessos (andaime, etc.), documentação técnica e instruções e permissões de trabalho. Importante destacar que, segundo o próprio CII, a aplicação da metodologia independe da modalidade contratual que o owner optar. Com isso, caso opte por um EPC, deve-se transferir os requisitos da aplicação da metodologia para condições contratuais.

Com o intuito de maximizar seu potencial, os princípios da metodologia devem ser aplicados desde as fases iniciais do projeto. Durante as fases iniciais do projeto, a equipe da construção deve realizar as análises de construtibilidade e definir a estratégia de construção e comissionamento, alinhadas as best practices de construtibilidade e planejamento para o start-up. Nestes momento são definidas as Construction Work Areas (CWA), que são na sequência particionadas em Construction Work Packages (CWP). Desta forma, são definidas as entregas das fases de engenharia (Engineering Work Packages – EWP) e suprimentos (Procurement Work Packages – PWP) que devem suprir a estratégia da construção. Durante a fase de construção, a programação das atividades serão realizadas por Instalation Work Package (IWP), que são pacotes de trabalho oriundos do detalhamento dos CWP’s. A figura abaixo mostra o detalhamento dos pacotes de trabalho que devem ser gerenciados ao longo de vida do projeto.

Durante a fase de construção, os workface planners, como são chamados os profissionais responsáveis por coordenar a programação das atividades de campo – no Brasil comumente chamado de programação de tarefas – devem realizar um roteiro de verificação das restrições até a efetiva programação para execução pela equipe de construção. O roteiro abaixo mostra de forma simplificada o passo a passo que deve ser realizado, sendo fundamental integrar todas as áreas de conhecimento – gestão de materiais, segurança, qualidade, etc. – dentro do processo de gerenciamento da AWP.

  • Semana -8: Desdobrar o CWP nos IWP’s e iniciar o processo de retirada de restrições
  • Semana -7: Confirmar o alinhamento com o cronograma do projeto
  • Semana -6: Confirmar a disponibilidade de documentação técnica
  • Semana -5: Requisitar o material no almoxarifado e Checar requisitos específicos do IWP
  • Semana -4: Revisar os requisitos de qualidade
  • Semana -3: Requisitar andaimes e Confirmar disponibilidade de recursos e ferramentas
  • Semana -2: Revisar os requisitos de segurança (realizar análise de riscos das tarefas, etc.)
  • Semana -1: Confirmar os acessos para executar o IWP
  • Executar o IWP

Para operacionalizar a metodologia é fundamental que as fases predecessoras tenham sido realizadas com seus princípios. Em projetos muito complexos, é fundamental que sejam utilizadas ferramentas integradas com os sistemas de engenharia 3D e gestão de materiais. Neste sentido, soluções como da AVEVA, Hexagon e Bentley devem ser utilizadas, destacando que, independentemente da solução adotada, é fundamental que a modelagem 3D seja executada com base nas premissas da equipe da construção: CWA’s e CWP’s devem ser identificados no modelo para facilitar toda a associação de documentos, materiais, requisitos de qualidade, segurança, entre outros.

Além das soluções de mercado, a VerumPartners desenvolveu o VerumSys para ser um diferencial da empresa na elaboração do planejamento dos projetos. Desenvolvido a partir do conhecimento adquirido em gerenciamento de projetos em todos os setores da indústria, o VerumSys auxilia nossa equipe no planejamento e orçamentação dos projetos a partir de bibliotecas de dados padronizados. Esta solução nos permite otimizar em até 50% o tempo de planejamento detalhado e aumentar a consistência de nossas entregas em comparação com a concorrência, além de possibilitar o gerenciamento de projetos pela AWP para projetos de menor complexidade. A figura abaixo mostra a tela inicial do VerumSys, onde gerenciamos as bibliotecas padronizadas e realizamos o passo a passo do planejamento do projeto.

Conheça mais da VerumPartners. Entre em contato conosco que agendaremos uma apresentação para apresentar nossas soluções (contato@verumpartners.com.br). Trabalhamos para maximizar o resultado de nossos clientes e, para tal, agregamos profissionais altamente qualificados e com resultados expressivos no gerenciamento de projetos, processos de trabalho bem estruturados e conhecimentos avançados em ferramentas de mercado e proprietárias.