Convergindo soluções de engenharia, com o dia-a-dia corporativo
Entrei na Verum Partners, empresa com excelência na área da engenharia, tendo o foco em ouvir e entender nossos clientes, garantindo que suas expectativas fossem 100% atendidas pelos nossos times, que nossas soluções fossem customizadas e adequadas às suas realidades, e que haja aporte de valor e resultado em cada entrega.
Dito isso, me preocupei em entender as pessoas e não pensei que me aproximar da metodologia AWP fosse ser relevante no meu caso. Eu precisava entender minimamente para dar as tratativas corretas às demandas dos clientes, mas fora isso, não achava que esse conhecimento traria benefícios profissionais para mim, que trabalho com gente. Pra confessar, eu realmente achava que não traria nenhum.
Pra quem não conhece, assim como eu não conhecia, AWP significa Advanced Work Packaging, ou “empacotamento de trabalho avançado”. Uma metodologia desenvolvida na América do Norte, com o objetivo de viabilizar que projetos complexos fossem executados em janelas curtas de tempo, já que as condições climáticas de lá impedem a realização de algumas tarefas por longos períodos.
Como o nome sugere, a metodologia quando aplicada possibilita divisão de grandes escopos ou serviços em pacotes menores. À grosso modo (que nossos especialistas que não me vejam explicar de forma tão simplista assim) vejo como aquelas provas em equipe, em que se exige que alguém atravesse de um ponto ao outro sem tocar o chão, apenas uma folha de jornal. Conhecem? Pois é, para dar o próximo passo, primeiro você precisa posicionar a folha a sua frente e só então, você avança.
É aquela frase das nossas avós: “um passo de cada vez”, porém aplicada com método e estratégia.
Voltando ao ponto: atrelei a aplicação da metodologia à engenharia, construção e áreas correlatas. O que inicialmente eu não enxergava, é que eu também estava construindo. Estou construindo uma área, construindo uma cultura, construindo relações. A verdade é que estamos construindo o tempo todo. Todos nós. De humanas, de exatas, tanto faz. Qualquer um que se preocupe em desenvolver sua carreira, em deixar legado, em promover mudança: constrói.
Quando entendemos isso, enxergamos cada iniciativa em nossas áreas- antes distantes da construção- também como “pacotes” (premissa da metodologia AWP). Pacotes estes, que precisam da ordem correta de montagem, de priorização, de finalização. Precisa-se entender o que deve estar pronto primeiro, para que o restante avance.
Sempre foi assim, só que sem um método, acabamos não planejando adequadamente. Quando não levamos em consideração estes “pacotes” de iniciativas e respostas, e como eles se integram entre si, colocamos a laje antes de ter a coluna, e aí a iniciativa não se sustenta.
Por erros como este, vemos tantos projetos inacabados, ou que desgastam por exigirem muita refação. Por erros como este, demoramos muito mais para ver boas ideias darem resultados. Por não saber por onde começar, ou como avançar, deixamos de lado o que poderia ser uma grande transformação.
Entender AWP tem me ajudado a planejar iniciativas, outrora gigantes e complexas, com simplificação e agilidade.
Pra além da AWP, há ainda soluções como: Lean, ágil, IPD, dentre outras, utilizadas hoje nos projetos de capital, infraestrutura, etc, que podem também ser adaptadas e entendidas para muitas outras realidades.
Dia desses, uma das equipes da Verum me apresentou seu plano de criação de conteúdo- em apoio à nossa área de marketing- sob a ótica do 6WLA (six week look ahead), que em muito se parece com nossos cronogramas de postagens tradicionais, só que mais eficaz porque tem método. Os resultados estão sendo impressionantes.
Extraio, além dos aprendizados técnicos, três importantes lições nessa história:
1) É preciso pensar estrategicamente
Planejar não só a iniciativa, mas a finalização e o sequenciamento de cada etapa de nossos projetos. Quantas vezes passamos o carro na frentes dos bois e fracassamos, justamente por não colocar em prática um fundamento tão simples quanto esse, que a metodologia AWP propõe?
2) Dividir tarefas em pacotes menores, para construir algo maior no final, é talvez a única solução viável para alavancar resultados em equipes enxutas.
Por fim, e não menos importante:
3) É preciso convergir!
Só há ganhos em se ter uma postura aberta ao novo e ao aprendizado. Áreas que parecem opostas em uma primeira impressão, podem ser na verdade complementares. E isso enriquece o projeto, potencializa resultados e abre novos horizontes.
Entendi que AWP é sim útil pra mim, e pode ser pra você também!
Autora: Sabrina Dummer, Head of Customer Experience na VerumPartners. A Verum Partners tem larga experiência em implantação de Cultura Ágil, BIM, Lean e metodologia AWP como a base para o gerenciamento de seus projetos, explorando a capacidade dessa metodologia de abranger todas as áreas de conhecimento e níveis de gerenciamento, sendo base para a integração entre engenharia, suprimentos, construção e comissionamento. Temos os melhores profissionais do mercado. Somos parceiros de verdade na alavancagem dos seus negócios! Entre em contato com a gente e agende uma apresentação!