Pacotes de Construção na Gestão da Engenharia, utilizando a Metodologia BIM
Na jornada do desenvolvimento da Engenharia vivenciada atualmente nos Projetos Capitais, dispomos de metodologias que agregadas proporcionam uma gestão mais eficaz – AWP (Advanced Work Package) e BIM (Building Information Modeling).
No framework da Metodologia AWP, o projeto é abordado a partir do seu “término” ambicionando uma visão para um ganho nos resultados.
Para isso, o projeto é dividido em áreas geográficas de construção, os Pacotes de Construção (CWP’s) e através desses pacotes, o planejamento do empreendimento é elaborado, organizando, portanto, o Caminho de Construção, Path of Construction (PoC).
Este sequenciamento das tarefas por pacotes de construção nortearão o planejamento da Engenharia, através dos Pacotes de Engenharia (EWP) e dos Suprimentos, através dos Pacotes de Suprimentos (PWP), fornecendo transparência e possibilitando a eliminação de obstáculos e restrições que possam impedir o progresso do projeto.
A congruência das três pontas Engenharia, Suprimentos e Construção possibilitará foco na alavancagem de produtividade e previsibilidade desdobrando a estratégia de construção e gestão em todo o ciclo de vida do Projeto.
Para tanto, utilizaremos a Metodologia BIM para gestão e acompanhamento desses pacotes da Engenharia, Fornecimento e Construção, os WP’s.
Mas e o que seria o BIM? Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção. Contudo sugiro descrever como: representação digital das características físicas e funcionais de um projeto, permitindo integração de todo o seu ciclo de vida e portanto, gerenciando as informações necessárias para administração de um projeto, seja ele na engenharia, na fabricação, no diligenciamento de materiais e/ou na construção e montagem.
Além da representação digital das características físicas e funcionais dos itens modelados, os modelos BIM serão usados para armazenar informações específicas do processo de gestão de materiais e da gestão da AWP, atuando como um depósito de informações em formato visual.
O Modelo BIM será aplicado na gestão das três etapas: Engenharia, Suprimentos e Construção.
Na fase da Engenharia, o modelo BIM fará uma constituição de forma integrada e colaborativa dos escopos da engenharia. A gestão da informação de um projeto em BIM proporcionará uma melhor gestão dos materiais, do planejamento, dos suprimentos e da construção e montagem.
A Gestão de Engenharia por pacotes de construção se diferencia da Gestão Tradicional, baseada em documentos. O uso do BIM na gestão dos pacotes de engenharia (EWP’s) será essencial para o gerenciamento das informações futuras do ciclo do projeto.
Iremos agregar ao modelo BIM toda as informações para as fases futuras evidenciando uma Maturidade da utilização do BIM na Gestão Digital da Construção.
No modelo por pacotes de construção, a Gestão e a Evolução da Engenharia do projeto se darão através dos pacotes EWP’s e do sequenciamento determinado no PoC.
O planejamento e o acompanhamento serão realizados conforme as “quebras” físicas do empreendimento e suas edificações.
Após a liberação da Engenharia (EWP), iniciaremos a gestão dos pacotes de suprimentos (PWP), através das necessidades determinadas pelo PoC para a construção e montagem.
O uso do BIM nessa fase proporcionará uma visualização da fabricação, diligenciamento e estoque dos materiais na obra.
Através dos dados dos processos do fluxo dos materiais, equipamentos e insumos, iremos gerenciar a gestão dos materiais através do BIM.
A conexão do BIM com a Gestão de Materiais viabiliza uma melhor administração das informações com objetivo de eliminar restrições que possam aparecer potencializando um plano ágil e estratégico para o empreendimento.
Seguindo a sequência do PoC, iniciaremos a Gestão da construção e montagem, no qual estabelecemos uma conexão entre o E (engineering) e P (procurement) até alcançar o C (construction), focando no fluxo de valor do projeto e nas entregas da Construção.
Com a gestão dos pacotes E e P pelo meio BIM, temos a segurança dos Imputs para início do C. Neste processo, faremos o planejamento da construção e montagem utilizando do BIM como ferramenta.
Mais uma vez, através dos pacotes de construção e do modelo BIM, será realizada uma análise e definido o planejamento para a montagem através dos IWP’s (Instalation Work Package).
A preparação de IWPs é baseada em um processo iterativo de incorporação de comunicação, verificação de restrição, validação e documentação final.
E por fim, na construção e montagem, observaremos como aquela ambição no ganho de resultados proporcionou, através das visões antecipadas que as metodologias BIM e AWP, uma alavancada na gestão de todo o fluxo de informação do Projeto.
Não é novidade que as metodologias AWP e BIM aplicadas em conjunto para obtenção de resultados no gerenciamento dos projetos Capitais resultem em empreendimentos com obras bem executadas e benefícios para todas as partes envolvidas.
Contar com ajuda especializada para a aplicação dessas metodologias é muito importante.
Caso possível, selecione consultorias que consigam suportar ambas as metodologias como a Verum Partners. Certamente será um diferencial que contribuirá para o sucesso de ambas as implementações.
Autora: Carolina Amorim Bragança, BIM Champion in Capital Projects