Em busca de integração latina, webinar aborda os fundamentos da metodologia AWP em espanhol.

No último webinar da Comunidade de Práticas AWP da América Latina, Sergio Arone explicou os fundamentos da metodologia

Na última quinta-feira 18/02 às 19h, ocorreu um dos mais recentes eventos da Comunidade de Práticas AWP da América do Sul. Tratou-se de um webinar através do Youtube com o objetivo de difundir a metodologia de gestão AWP, ministrado totalmente em espanhol, visando expandir o conhecimento pela América Latina.

O mercado de grandes projetos de infraestrutura e capital é marcado pela existência de diferentes metodologias aplicáveis à frente de trabalho. Entre elas, a metodologia AWP vem se destacando no mercado competitivo.

Segundo a Sondagem da Indústria da Construção, realizada todos os meses pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a indústria da construção segue em ritmo de otimismo, com avanço da atividade, do emprego e da utilização da capacidade. Os empresários do ramo de infraestrutura seguem confiantes, porém a retomada da indústria da construção acontece em um nível inferior ao da pré-pandemia e ao do mesmo período no ano passado.

Destaca-se, entre os principais problemas da construção, o avanço da falta ou alto custo da matéria-prima. O problema se tornou o maior no terceiro trimestre de 2020, assinalado por 39,2% das empresas. No segundo trimestre, esse problema era apenas o 11º mais importante e foi assinalado por 9,5% das indústrias de construção.

O tema do evento foi: “Introducción a los fundamentos de Advanced Work Packaging (AWP)”. “Advanced Work Packaging é uma metodologia que permite orientar todas as ações do projeto para a frente de trabalho. Tem como princípio o detalhamento de todos os pacotes (etapas) de trabalho, que devem ser programados para execução considerando as restrições de: materiais, equipamentos, acessos, documentação técnica e instruções e permissões de trabalho”, explica um dos idealizadores da comunidade e CEO da Verum Partners, David Elio.

Sergio Arone, managing director na SDA Project Management Services, foi o palestrante, encarregado de exemplificar e mostrar cases bem sucedidos da aplicação da metodologia, assim como os componentes básicos para elaboração de um “Path of Construction”, plano com o objetivo de agilizar os processos da obra.

Sobre a Verum Partners

A Verum Partners é uma empresa especialista em soluções inovadoras para gerenciamento de projetos de capital e infraestrutura, programas e portfólios. Desde 2017, atua no mercado brasileiro e América do Sul de forma estratégica, suportada pelas melhores ferramentas, tecnologia e práticas de gestão, além de profissionais altamente capacitados.

Desenvolve e aplica soluções inovadoras, pautadas em pessoas, processos e ferramentas, conectadas a parceiros estratégicos para otimizar e impulsionar os resultados dos projetos.

Na América do Sul, é pioneira no uso da metodologia AWP (Advanced Work Packaging), integração e soluções de BIM (Building Information Modeling), Lean e Ágil para promover a transformação cultural e digital de projetos de capital com foco na alavanca de resultados.

Sobre o ASI Group

Desde 2009, o ASI Group ajuda a impulsionar o desempenho do projeto de construção, organizando e realizando conferências, cúpulas, seminários e workshops focados nas melhores práticas, em colaboração com líderes globais da indústria.

O Grupo é o maior embaixador da metodologia AWP no mundo, em parceria com a COOA (Construction Owners Association of Alberta) – associação mundial referência quando o assunto é melhores práticas para o setor de construção que transformou Alberta (Canadá) em referência global, com resultados que transcenderam à atuação local e ganharam o mundo. É referendado pelo CII (Construction Industry Institute), que, sediado na Universidade do Texas, tem por objetivo aprimorar o ciclo de vida de empreendimentos construtivos, através da colaboração entre empresas contratantes de serviços, empresas de engenharia e construção, e universidades.

Sobre a Comunidade de Práticas AWP América do Sul

A Comunidade de Práticas AWP América do Sul é uma realização da Verum Partners em parceria com o Grupo ASI. Trata-se de um fórum para o fomento de informações relevantes sobre a metodologia AWP, implementada com muito sucesso, a partir do Canadá para todo o mundo.

Com representatividade na América do Norte e Europa, e agora na América do Sul, as comunidades visam também compartilhar conhecimento, incentivar a discussão e promover a adoção de metodologias estratégicas exclusivas para a maior eficácia do gerenciamento de projetos.

A participação de pessoas e empresas ligadas ao setor é aberta e gratuita.

Conheça mais sobre a Comunidade de Práticas AWP América do Sul no LinkedIn