A importância do time de comissionamento e metodologia AWP em todas as fases dos projetos de capital
O grande objetivo dos projetos de capital é o Startup da planta. Neste marco, é concluído o investimento previsto no Capex e a empresa começará a obter os resultados do projeto implementado. Isso faz com que a data de startup seja um dos dias mais importantes de todo o empreendimento.
Os times de planejamento e gerenciamento de projetos, buscam engajar as pessoas certas, no momento certo, pensando em como concluir a montagem mais rapidamente. A realização de ações isoladas nos projetos de engenharia, obras civis e montagem eletromecânica para a partida da planta é costumeiramente utilizada.
Entretanto, o time de comissionamento e startup é, geralmente, engajado apenas no final da montagem eletromecânica, sem levar em consideração a sua relevância no todo.
Esta entrada tardia nas implantações, faz com que este time tenha pouco tempo e capacidade de propor mudanças, visando a otimização dos processos de comissionamento, o que pode levar a um atraso no startup da planta. Outro fator importante, é que todo o atraso das etapas anteriores deve ser mitigado pela equipe de comissionamento, para evitar a alteração da data de startup. Nem sempre isso é possível, principalmente quando não houve tal engajamento prévio.
A utilização da metodologia AWP (Advanced Work Packaging), é uma das melhores alternativas em projetos de capital para fazer com que os times, de todas as áreas do projeto, atuem de forma assertiva em nas diversas fases do empreendimento começando o projeto com a mentalidade da conclusão do mesmo.
Time de Comissionamento na fase preliminar em Projetos de Capital
O AWP propõe a participação do time de comissionamento desde a fase preliminar de planejamento de engenharia, provocando uma mudança de mindset desta importante etapa do projeto. Uma das premissas utilizadas na metodologia é como deve-se ser pensado o tema de comissionamento nas etapas de planejamento, engenharia básica, detalhada e construção e montagem.
Nas etapas de engenharia devem ser desenvolvidos os SWPs (System Work Package) para o comissionamento da planta, junto com o seu Caminho de Comissionamento e Startup (PoCSU). Outro conceito importante a ser abordado pelo time de comissionamento e engenharia em projetos de capital, é o “desing to test”. Este conceito faz com que o time de comissionamento traga sugestões de otimização de projetos visando o startup da planta, o que pode trazer ganhos de prazo para o mesmo, a um custo baixo de implantação.
Já no planejamento, devem ser consideradas as entregas dos SWPs (System Work Packages), respeitando o seu PoCSU, junto a ao melhor caminho de construção (PoC). Com isso teremos outro fator que poderá reduzir tempo de implantação do empreendimento, além de diminuir o período entre a entrega do mechanical completion e comissionamento da área.
E por fim, na construção e montagem, devemos fazer a correlação entre CWPs (Construction Work Pakages), IWPs (Instalation Work Pakages) e SWPs, direcionando os pacotes de entrega da montagem, a sistemas de comissionamento, otimizando as entregas e evitando paralizações na montagem, devido a interferências nas zonas comissionamento.
Estes pontos são apenas alguns exemplos de como uma visão antecipada de comissionamento e a metodologia AWP podem ajudar a melhorar o gerenciamento dos projetos de capital. Venha conhecer mais de gestão de SWPs, PoCSU, e sobre a metodologia AWP conosco.
A Verum Partners utiliza a AWP como a base para o gerenciamento de seus projetos, explorando a capacidade dessa metodologia de abranger todas as áreas de conhecimento e níveis de gerenciamento, sendo base para a integração entre engenharia, suprimentos, construção e comissionamento. Temos ampla experiência e os melhores profissionais do mercado. Entre em contato com a gente e agende uma apresentação!
Autor: Giancarlo Cittadino, MSc, Senior Consultant of Capital Projects and Infrastructure