Vivemos tempos mais humanos. Apesar de termos muitas vezes a impressão contrária, estamos sim valorizando as pessoas com maior intensidade. Uma prova disso está dentro do universo das buzzwords: a palavra “Empatia” tem ganhando cada dia mais holofotes, em diferentes segmentos corporativos. Um ganho maravilhoso para toda a sociedade, mas que esbarra em algumas situações forçadas, que buscam um reconhecimento que deve espontâneo.  

Ser empático e praticar o “walk in your shoes” é muito mais do que “um conjunto de ações que será implantado no fit cultural da empresa”. Trata-se de uma característica muito específica que, ou é natural nas pessoas, ou que depende de tempo para ser consolidada.  

Isso porque não há como ser empático apenas três vezes por semana. Só acontece de verdade quando é inconsciente, rotineiro. E é fácil sentir quando não há empatia nas relações. Para as empresas, essa resposta vem sempre quando um contrato é renovado ou não. A partir do momento que sua organização é preterida por outra, que irá fazer o mesmo serviço, pelo mesmo preço (ou as vezes, até ganhando mais do que sua empresa) o recado está claramente dado. 

E quando falamos de empresas de consultoria, no mercado globalizado e competitivo de hoje, só se destacam as corporações que, mais do que empáticas, são parceiras de verdade dos clientes. Característica de ouro, rara, mas presente na VerumPartners. 

Quer o exemplo disso? É só ver essa imagem onde o CEO da VerumPartners, David Elio, está na GEMBA, trabalhando com os encarregados de uma obra. GEMBA é uma expressão da língua japonesa que pode ser traduzida como “lugar real”. É na GEMBA que as coisas acontecem e é lá que os profissionais VerumPartners – seja o CEO ou qualquer outro sócio – atuam.  Não trata-se de um instante, mas sim de uma rotina de trabalho, que mostra a diferença entre uma “consultoria” e uma empresa que é “parceira de verdade”.   

Tempos humanos - Parceiros de Verdade       O CEO VerumPartners, David Elio, junto a uma equipe de trabalho no canteiro de obras – tempos humanos e parceria de verdade

O “jeito Verum” de trabalhar é viver o empreendimento do mesmo degrau que a equipe de campo de seu clientenão apenas por buscarmos ter os contratos renovados: mas sim, por almejarmos ser reais agentes de transformação.  

Por que isso?  

Porque vivemos tempos mais humanos. Tempos onde parceiros de verdade se tornam mais próximos e prosperam juntos. 

 

Autor: Joel Corsini, Coordenador de Comunicação e Marketing na VerumPartners
A Verum Partners tem larga experiência em implantação de metodologia AWP, Cultura Ágil, BIM e Lean como a base para o gerenciamento de seus projetos, explorando a capacidade dessa metodologia de abranger todas as áreas de conhecimento e níveis de gerenciamento, sendo base para a integração entre engenharia, suprimentos, construção e comissionamento.
Temos os melhores profissionais do mercado. Somos parceiros de verdade na alavancagem dos seus negócios!
Entre em contato com a gente e agende uma apresentação!