BIMO avanço das tecnologias e das ferramentas de BIMBuilding Information Modeling – podem otimizar não apenas o desenvolvimento e qualidade de um projeto e sua engenharia, assim como a gestão de todo o ciclo de vida desse, iniciando na gestão da engenharia (3D) e custos (5D), gestão dos suprimentos e gestão de materiais, ao planejamento da construção e montagem (4D) para posteriormente ser efetivo na operação e manutenção (7D).

 

 

A plataforma BIM permite o desenvolvimento dos projetos de maneira integrada e colaborativa garantindo a centralização das informações (repositório de dados), possibilitando a gestão e acompanhamento visual.

Essa integração proporciona a compatibilização dos projetos das engenharias e fornecimentos tornando uma poderosa ferramenta para gestão da qualidade do projeto, bem como, a otimização da necessidade de materiais que possibilite a implementação do empreendimento minimizando conflitos na fase de construção.

Um projeto em BIM, com adequados requisitos de LOG (Level of Geometry) e LOI (Level of Information), onde os dados de quantitativos e especificações dos materiais foram definidos conforme fabricação e fornecimento, irá possibilitar um acompanhamento da tendência do fornecimento até seu uso na construção e montagem.

Ao mesmo tempo, a gestão dos dados garante a rastreabilidade, a consistência e previsibilidade do projeto através dos fluxos da informação digital, que será essencial para a integração necessária à gestão de materiais.

 

 

 

Chegamos ao ponto da nossa abordagem: Projeto em BIM + Gestão de Materiais.

Conforme descrito nos tópicos anteriores, o BIM trará a informação gráfica associada aos dados dos materiais. Agora precisamos unificar esses dados às informações de:

  • Engenharia;
  • Compra;
  • Fabricação;
  • Diligenciamento;
  • Armazenagem;
  • Liberação;
  • Construção e Montagem.

 

 

 

 

Com o modelo do BIM, Softwares e/ou dashboards de PowerBI e dados dos materiais, faremos um acompanhamento técnico e visual de todos os processos da gestão de materiais:

  • Conduziremos a evolução da engenharia que trará a base do 3D visual e os dados de take-offs de materiais para nossos controles.

 

 

 

 

 

 

 

  • Diligenciaremos o processo de compra e aquisição dos materiais;
  • Acompanharem as tendências de fornecimento à luz da necessidade de construção com objetivo de análise e adoção de medidas de replanejamento ou de diligenciamento sobre os fornecimentos, mitigando a eliminação de restrições que possam ocasionar interrupções da implantação dos serviços por falta de materiais;
  • Praticaremos a inspeção da fabricação analisando todo o plano logístico até à associação com os processos de romaneio.

  • Analisaremos os processos trazendo maior confiabilidade à gestão do cadastro e recebimento de materiais no site e da sua armazenagem no almoxarifado, podendo aplicar o uso de tecnologias de monitoramento de identificação automação como RFID (radio frequency identification) durante esse processo.

 

 

 

 

 

  • Através do planejamento de campo, ocorrerá a reserva de materiais para atendimento da construção e montagem integrada dos almoxarifados do projeto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Por fim, validaremos o avanço da montagem certificando dando continuidade ao processo de eliminação de barreiras e restrições para a conclusão da implementação do projeto em sua construção e montagem através do BIM.

 

 

 

 

 

 

Todo esse aprimoramento da gestão de materiais promoverá a redução de impactos que possam causar na cadeia de suprimentos.

Vídeo do funcionamento de um PowerBI integrado ao modelo BIM para Gestão de Materiais

A fundamentação dos processos de gestão de materiais com a utilização da metodologia BIM racionalizará os processos de tomadas de decisão em cada etapa do ciclo do projeto, trazendo benefícios relevantes para o sucesso do empreendimento deste o processo de Ramp up ao Opex.

A trajetória de implementação do BIM nos processos de um projeto necessita de diagnóstico das necessidades, plano de implementação, capacitação dos colaboradores deste meio ambiente, criação de procedimentos e processos e acompanhamento do projeto. Por isso é recomendável ter assessoria especializada. Aqui na Verum Partners temos os especialistas indicados para ajudá-lo a conduzir esse Road Map.

Autora: Carolina Amorim Bragança, BIM Champion in Capital Projects na Verum Partners