Intraempreendedorismo: conheça melhor esta estratégia com Guilherme Odaguiri
Manter o foco e a motivação são desafios comuns nas empresas. Na prática, quando a liderança descuida desses pontos, a insatisfação dos profissionais tende a aumentar, levando ao crescimento da rotatividade. Por isso, promover a cultura intraempreendedorismo é altamente estratégico.
Em síntese, a abordagem visa incentivar os colaboradores a adotarem uma postura empreendedora dentro da organização, contribuindo por meio de ideias inovadoras e soluções para problemas. Com o intraempreendedorismo, a empresa valoriza os talentos, que passam a ter o olhar treinado para encontrar oportunidades de inovação. Além disso, quando bem estruturado, este processo permite a atração e retenção de talentos, além de gerar impactos positivos e sustentáveis.
Mas afinal, como aplicar o intraempreendedorismo de maneira correta, a fim de alavancar bons resultados?
É isso que nossos hosts Bruno Amaral, Gustavo Roberti e David Elio discutem no episódio 52 do #VerumCast. Para esta conversa, eles recebem um convidado mais que especial, o Diretor da Vertin Construções Industriais, Guilherme Odaguiri. Formado em Engenharia de Computação e Mecânica, com uma carreira que inclui obras, planejamento, refinarias e administração contratual, ele tem uma vasta experiência em remodelação de processos de governança.
Juntos, eles discutem sobre a conexão entre teoria e prática na educação tanto acadêmica quanto corporativa. Na conversa, eles abordaram ainda a necessidade de inserir treinamentos mais dedicados ao mercado de construção e engenharia.
Outro ponto importante explorado é a importância de elaborar uma estratégia de intraempreendedorismo clara, mostrando como a tecnologia é capaz de viabilizar processos definidos com base em uma cultura colaborativa e integrada.
Ao longo desta conversa, Odaguiri compartilha um pouco suas percepções sobre o envolvimento dos líderes no recrutamento de novos colaboradores e a necessidade de formar uma cultura de empresa nova.
O convidado comenta ainda sobre como a quebra de paradigmas e a abordagem intransigente podem trazer aprendizados valiosos, além de destacar a importância da relação de confiança e histórico em projetos bem-sucedidos.
Por fim, para ter sucesso com o intraempreendedorismo, Odaguiri ressalta a necessidade de encontrar pessoas alinhadas ao fit cultural da empresa. Afinal, contar com as pessoas certas facilita o alinhamento junto aos valores e objetivos da companhia.
Ficou curioso e quer saber mais sobre intraempreendedorismo? Confira na íntegra o episódio 52 do #VerumCast, que traz uma série de trocas valiosas e inspiradoras. O conteúdo rico é indispensável para quem buscam aprimorar suas práticas de gestão de projetos e construir um futuro promissor na indústria da construção.