Conclui a leitura do livro Essencialismo, A Disciplinada busca por menos de Greg McKeown, e fiquei impressionado como esse livro em muitos momentos tem completa sinergia com a metodologia AWP(Advanced Work Packaging – que é uma metodologia mundialmente reconhecida como o conjunto das melhores práticas na gestão de projetos da construção).

Conceito básico do essencialista: Não faça mais coisas em menos tempo, faça apenas as coisas certas. Assim como AWP, esse conceito se baseia em focar nas frentes corretas de serviço, seguindo as prioridades estabelecidas no caminho de construção (POC), aumentando o que chamamos de “mão na ferramenta”, e diminuindo o tempo de espera, deslocamento de equipe, movimentação de material entre outros. Consequentemente, estamos tratando de aumento de produtividade, previsibilidade e segurança, além de diminuir custos.

Outra frase marcante do livro, que a imagem acima reflete bem, é que ser essencialista “não é menos só por fazer menos. É investir tempo e energia da forma mais sábia possível para dar sua contribuição máxima fazendo apenas o essencial.” Lendo essa frase, impossível não pensar na multitarefa nociva, ou lembrar dos projetos tradicionais, onde se atacam “todas” as frentes da obra civil ao mesmo tempo, e como os projetos com AWP traz a clareza para direcionar as energias na direção certa previamente escolhida e discernida para o projeto.

O autor divide o livro em diversos temas, como: EscolherOlharSelecionarEsclarecer, Decomprometer-se, Editar, Limitar, Prevenir, Subtrair, Avançar, Fluir. Analisando essa sequência de palavras, me pergunto, se será coincidência ou mera semelhança com Lean, WFP/LPS (Work Face Planning / Last Planner System), quando o livro diz que ao invés de “forçar uma grande vitória”, devemos criar pequenas “conquistas”.

Será que alguém já viu isso nos métodos ágeis que também fazem parte integrante do AWP?

Quer saber um pouco mais sobre as metodologias AWP, BIM, Lean, Agil e outras metodologias podem ajudar no sucesso do seu projeto? Entre em contato comigo ou qualquer profissional da Verum Partners, a empresa que trouxe e dissemina o AWP no Brasil e América Latina.

 

Autor: Daniel Passos, BIM Champion na VerumPartners