O Integrated Projects Delivery (IPD) é um processo colaborativo para entrega de projetos de construção na qual todos os envolvidos participam desde o início, compartilhando riscos e benefícios. Por ser um método que propõe uma mudança nas tradicionais abordagens de gestão, com seu planejamento fragmentados, requer um novo formato de liderança e uma governança específica. E qual seria esse novo formato? Como lidar com as diferenças culturais e interesses particulares? Vejamos nos próximos parágrafos. 

A constituição da equipe de liderança 

Para que a gestão colaborativa seja praticada, o contrato de aliança deve definir uma equipe de liderança que será responsável por entregar o projeto de acordo com os objetivos estabelecidos, e com a qualidade requerida. É importante que a equipe contemple representantes da Contratante, da Projetista e da Empreiteira. Outras empresas podem ser convidadas a integrar a equipe de liderança pelo perfil de risco de suas responsabilidades no projeto, ou pela relevância financeira de suas entregas. 

Entre as atribuições da equipe liderança esta a remoção de barreiras a inovação enquanto alinha os incentivos para a equipe do projeto. O grupo pode optar ainda por transferir o escopo de uma empresa para outra se entender que o trabalho pode ser realizado de forma mais rentável pois estão amparados pelo contrato. E todos sabem que não perderão dinheiro com isso.  

As partes entendem que estão conectadas contratualmente para ganhar ou perder juntos, construindo o planejamento e auferindo ganhos de forma conjunta, evitando interesses individuais. 

liderança e colaboração

Liderança em Contratos de Aliança 

No que diz respeito ao modelo de governança, o modelo demanda a organização de um sistema de governança adequada, que considere um Comitê de asseguração dos princípios básicos da Aliança, formada por: 

  • Gerente da Aliança; 
  • Equipe de Liderança; 
  • Equipe de Gestão da Aliança; 
  • Equipe Técnica da Aliança; 
  • Fornecedores e organizações não participantes/membros da Aliança. 

O Comitê deve refletir a responsabilidade conjunta pela entrega dos objetivos e deve contar com uma estrutura de apoio própria, como um ambiente compartilhado de trabalho e uma sala de reuniões própria. 

Cabe comentar que as decisões no Comitê devem ser tomadas em unanimidade para garantir os interesses do projeto. 

Para o IPD gerar resultados superiores, deve contar com uma liderança que não apenas participe, mas que modele e impulsione o ambiente colaborativo.  

Autor: Márcio Barroso, Manager of Infrastructure & Capital Projects na VerumPartners