Entre as áreas que mais exploram as possibilidades da Inteligência Artificial, o setor de engenharia e construção tem se destacado. De acordo com estudo encomendado pela Microsoft, até 2030, a IA deve gerar mais de 26 milhões de novos empregos. Os dados apontam ainda que a construção civil pode ampliar em 42% o número de suas vagas.

Mas, afinal, como essa tecnologia combinada com outros métodos, como o AWP, pode otimizar os processos e potencializar os resultados na gestão de projetos?

Neste artigo, apresentamos as possibilidades de uso da Inteligência Artificial no setor. Além disso, você fica sabendo ainda como usar o AWP com sucesso. 

Continue a leitura!

 

Inteligência Artificial ​​na engenharia e construção: principais aplicações

A inteligência artificial tem potencial de uso em vários setores, inclusive na engenharia e construção. Para os profissionais do segmento, as possibilidades de uso da tecnologia são muitas. Confira algumas das principais a seguir:  

#1 Otimização de critérios do projeto

As ferramentas alimentadas por IA ajudam os engenheiros a criar projetos mais inteligentes e eficientes. Essas ferramentas analisam muitas informações e regras para encontrar as melhores soluções. Por exemplo, usando os indicadores de projetos anteriores, a IA pode ajudam a planejar obras que utilizem menos recursos e sejam mais seguras. 

Na prática, os algoritmos de otimização baseados em IA exploram uma série de variáveis e restrições para encontrar as melhores soluções, revelando o caminho da eficiência.

 

#2 Manutenção preditiva impede o avanço de problemas 

Os sistemas de IA com bons olhos observam as coisas enquanto elas estão sendo feitas. Eles encontram problemas e coisas que não parecem certas. Isso garante que apenas coisas boas cheguem aos clientes.

A IA observa as máquinas de perto e usa dados de sensores para adivinhar quando elas precisam de conserto. Isto ajuda a evitar grandes avarias e perda de tempo. Nas fábricas, a IA pode dizer quando as peças de uma máquina estão com defeito e planejar soluções quando a produção estiver lenta.

 

#3 Economia de recursos

A partir do uso da IA é possível garantir que iluminação, aquecimento e resfriamento não consumam muita energia. Por exemplo, em edifícios inteligentes, a IA muda coisas como luzes e ar condicionado com base no número de pessoas que estão lá, o que economiza energia. Além disso, a IA ajuda a gerenciar a eletricidade para que todos tenham energia suficiente.

 

#4 Robôs Inteligentes

A IA ajuda os robôs a fazerem seu trabalho bem e com segurança. Os profissionais indicam aos robôs o que fazer, e eles executam o comando. Eles podem manusear e mover coisas no canteiro de obras e até trabalhar interagindo com as pessoas.

 

#5 Verificação de segurança estrutural

A Inteligência Artificial analisa edifícios, pontes e outras estruturas para ver se ainda permanecem estáveis e seguras. A IA usa sensores para encontrar sinais de problemas antes que eles avancem e representem riscos iminentes. Por exemplo, na engenharia e construção, a IA fica de olho nas pontes e barragens para garantir que sejam seguras.

#6 Teste e planejamento

Os engenheiros usam IA para simular e planejar diferentes aspectos de um projeto. Ao fazer isso com o suporte da inteligência artificial, eles podem ver como as coisas funcionam em várias situações. As simulações economizam tempo e dinheiro. 

 

#7 Gestão de suprimentos

A inteligência artificial garante que os itens necessários para conduzir as atividades do projeto estejam disponíveis sempre no lugar e na hora certa. Isso mantém os custos baixos e a produtividade elevada. Nas obras, a IA ajuda a gerenciar os suprimentos para que eles não acabem e atrasem as etapas.

 

#8 Análise de Dados e Previsões

Assim como em outros setores, na engenharia e construção, a inteligência artificial fornece uma série de novas possibilidades alcançadas a partir da análise de dados e previsões. Com a IA, os profissionais do setor analisam grandes volumes de dados, identificam tendências, anomalias e insights ocultos. Na gestão de obras, por exemplo, a IA permite prever o comportamento de estruturas sob diferentes condições climáticas ou cargas.

 

#9 Controle e Automação de Processos 

No planejamento e na gestão de projetos de capital, a Inteligência Artificial surge como uma tecnologia inovadora que viabiliza o controle e a automação de processos na engenharia e construção. 

Usando os sistemas baseados em IA, a equipe envolvida no projeto pode construir um fluxo de tomada de decisões em tempo real, tomando como  base dados e feedbacks, melhorando a eficiência e a precisão nas várias etapas da obra.

 

Metodologia AWP combinada com Inteligência Artificial na engenharia e construção 

Na prática, a inteligência artificial oferece um amplo conjunto de ferramentas e técnicas que podem otimizar muito os processos e etapas dos projetos de capital. Usando a IA, as empresas tendem a registrar ganhos em eficiência, precisão e inovação. Tudo isso contribui para a construção de um movimento de melhoria contínua, acelerado pela busca por soluções criativas e eficazes, que responda às principais demandas do mercado.  

Contudo, muito além do potencial e das possibilidades que a IA oferece, a adoção de metodologias ágeis de gestão de projetos é igualmente importante. São várias as abordagens que podem otimizar as etapas de planejamento e acompanhamento das obras. Entre as principais, vale citar FEL Ágil, Lean Construction e Advanced Work Packaging (AWP). 

Para os gestores que buscam romper com processos e conceitos antigos, a metodologia AWP apresenta uma nova forma de planejar, operacionalizar e acompanhar os projetos de construção.

 

O principal objetivo do AWP é integrar, alinhar e manter uma visão comum do projeto, para todos os envolvidos, desde o conceito até a execução da obra. 

 

Conforme o Construction Industry Institute (CII), instituição de referência mundial de boas práticas de engenharia e construção,  o AWP é um framework que abrange todo o trabalho de um projeto. Do planejamento inicial, continuando até o projeto detalhado e a execução da construção, o AWP é o método que permite ao gestor de projetos conduzir uma obra de maneira produtiva e progressiva, exigindo a elaboração de um planejamento de execução da construção.

O grande diferencial do AWP é a possibilidade de dividir as demandas do projeto de capital em pacotes de trabalho gerenciáveis. O método ágil orienta o gestor de projetos e os demais colaboradores, que podem acompanhar o andamento das entregas em tempo real, em um fluxo de trabalho colaborativo e transparente. A abordagem disciplinar melhora a previsibilidade e a produtividade em projetos, para garantir resultados melhores.

Quando o planejamento é orientado pelos fundamentos do AWP, todas as partes interessadas são envolvidas, para fazer um planejamento do fim para o começo. Os profissionais de engenharia, planejamento, construção, suprimentos, comissionamento participam da construção das etapas da obra. Juntos, todos pensam na estratégia ideal para executar o projeto de capital, sendo que as atividades são distribuídas em pacotes de trabalho.

Na prática, o AWP contribui ainda para o gerenciamento de riscos, a gestão de restrição e a gestão de pendências, tornando o trabalho mais fluido, sem sobrecarregar os profissionais do projeto. 

Como resultado, os gestores de projetos passam a ver aumento de eficiência, segurança e produtividade. Outro ganho expressivo é a redução de riscos e custos associados à construção.

Como líder de implementação em AWP no Brasil e na América Latina, a Verum Partners fornece as melhores práticas de AWP para otimizar os processos de engenharia e construção dos projetos de capital. A metodologia transforma o fluxo de trabalho e potencializa a performance da equipe de profissionais. 

Garanta mais transparência, previsibilidade e produtividade na gestão de projetos. Conheça o AWP com o suporte da Verum Partners e da Verum Institute

 

Quer saber mais? Preencha o formulário e entraremos em contato