Governança corporativa: como a colaboração contribui para projetos bem-sucedidos?
Governança corporativa: afinal, qual a importância da colaboração?
Um dos grandes desafios dos projetos de capital é a baixa integração entre os stakeholders. Na prática, isso cria um ambiente desorganizado, onde cada um busca o melhor somente para o seu setor, prejudicando o sucesso do projeto. Para solucionar este problema, algumas empresas têm apostado na governança corporativa combinada com a colaboração.
Em síntese, ela é baseada no equilíbrio de três elementos importantes que envolvem o setor: ferramentas, processos e pessoas. Dentro da governança corporativa, impulsionar a colaboração entre esse “tripé” é fundamental para aumentar a eficácia dos resultados e desenvolver equipes engajadas.
No episódio 33 do #VerumCast os hosts, David Elio e Bruno Amaral, recebem a convidada especial, Fernanda Moreira, Sócia da Verum Partners, para discutir como a colaboração tem um papel relevante na governança corporativa. Juntos, eles mergulham no mundo da gestão colaborativa, onde a confiança, comunicação e cooperação são a base para o sucesso.
Os especialistas explicam, ainda, que a colaboração pode mudar a dinâmica dos projetos de capital e elevar os resultados. Fernanda destaca ainda que é essencial que o “tripé” esteja equilibrado. De tal modo, ferramentas, processos e pessoas têm o mesmo peso e importância. Logo, valorizar os profissionais envolvidos é essencial para manter a sustentação do todo.
Confira o episódio na íntegra abaixo, ouça pelo Spotify:
Eles apontam, também, que o pensamento de maximização de resultados em tarefas isoladas pode impactar negativamente no resultado final do projeto, uma vez que cada setor busca o melhor para si. Por isso, David destaca que é essencial pensar em uma estratégia macro que busque conectar todos os parceiros dentro de um ambiente de efetividade.
Outra vantagem de investir na governança colaborativa está na diminuição de silos, otimizando a comunicação, fortalecendo a conexão dos stakeholders e promovendo uma melhora nos resultados das entregas. Dessa forma, criar equipes multidisciplinares com autonomia, responsabilidade e comprometimento, garante que elas operem em conjunto em direção a um objetivo comum.
Quer saber mais sobre como a Gestão Integrada e a Governança Colaborativa estão moldando o futuro dos negócios e como a Verum Partners pode ser sua parceira nesta jornada? Confira este episódio imperdível e desvende os segredos do sucesso em projetos de capital.