Advanced Work Packaging é aplicável em proprietários de projetos?
Nos primeiros meses de operação da VerumPartners, uma das perguntas recorrentes que nossos clientes proprietários de projetos (também chamados owners) nos fazem é: mas a metodologia Advanced Work Packaging (AWP) é aplicável para proprietários de projetos? Ela não deveria ser implementada pelos executores dos projetos, uma vez que eles devem estar preocupados com a produtividade na construção?
Para mais informações sobre Advanced Work Packaging, clique aqui.
Primeiramente, vamos na origem da AWP para ajudar a responder essa pergunta. A metodologia inclui o Work Face Planning (WFP), metodologia desenvolvida para planejar a execução dos trabalhos de construção e fabricação de módulos pela COAA – Construction Owners Association of Alberta, associação constituída em 1973 para alinhar proprietários, empreiteiras, empresas de engenharia, academia, fornecedores de mão de obra e materiais com o objetivo de desenvolver boas práticas para a indústria da construção. O Construction Industry Institute (CII) – também formado por proprietários, contratadas e academia – comprovou que a metodologia AWP é a Best Practice para gerenciamento integrado de todas as fase de implantação do projeto (engenheira, suprimentos, construção e comissionamento) com maiores resultados na performance de prazo, custos, qualidade e segurança.
Além disso, se considerarmos que o proprietário é o maior interessado na previsibilidade e competitividade de seus projetos, podemos afirmar que o proprietário deve buscar implementar a metodologia AWP em seus projetos! E como colocar isso em prática?
Para facilitar o entendimento de como os proprietários de projetos podem implementar a AWP em seus projetos, é preciso entender como é a estratégia de contratação dos respectivos projetos.
A figura abaixo ilustra como AWP e WFP são aplicáveis no ciclo de vida dos projetos. A metodologia AWP é aplicável em todo o ciclo do projeto, enquanto os conceitos do WFP são aplicáveis para programação e controle de construção e comissionamento a partir de Installation Work Packages (IWP) ou pacotes de instalação.
A seguir utilizaremos 2 projetos fictícios para demonstrar a aplicação da metodologia AWP pelo proprietário. Importante ressaltar que este artigo não tem objetivo de recomendar uma estratégia de contratação específica.
Projeto 1
Implantação de uma usina de beneficiamento de minério, onde o cliente definiu a seguinte estratégia de contratação após a conclusão do Front-end Planning (término do FEL3 na metodologia Front-end Loading):
- Engenharia Detalhada: 1 contratada a preço unitário
- Suprimentos: o proprietário é responsável pelo gerenciamento da cadeia de fornecimento de materiais e equipamentos
- Obras Civis: 2 empresas contratadas a preço unitário
- Montagem Eletromecânica: 2 empresas contratadas a preço unitário
- Comissionamento: a ser executado pela equipe operacional do proprietário
Nesta estratégia de contratação, o proprietário assume a responsabilidade de integrador do projeto, ou seja, deve garantir a interdependência entre as atividades de engenharia (E), suprimentos (P) e construção (C), se tornando um “epcista do próprio projeto”.
Considerando que os conceitos da AWP são fundamentais para garantir o gerenciamento integrado das fases de engenharia, suprimentos e construção, neste exemplo o proprietário deve ter profissionais que compõem o owners team capazes de definir os pacotes de engenharia (EWP) e suprimentos (PWP) para garantir o gerenciamento da construção a partir dos pacotes de construção (CWP).
Importante destacar que os pontos mais críticos nesta estratégia de contratação são: o gerenciamento de materiais a serem disponibilizados para as montadoras (entregas de PWP’s) e o desenvolvimento dos EWP para liberação de frentes de obras civis e montagem eletromecânica com informações definitivas dos fornecedores de bens.
Desta forma, considerando que o proprietário assumiu a responsabilidade de epcista do projeto, podemos afirmar que sua equipe deve estar habilitada para gerenciar todo o ciclo de vida do projeto através da definição de CWA’s e integração de EWP – PWP – CWP – OWP (ver fluxo acima).
A programação de tarefas de construção – a serem realizadas pelas empreiteiras de obras civis e montagem – devem ser responsabilidade das contratadas. Desta forma, o fluxo de retirada de restrições para programação de tarefas deve ser responsabilidade das empreiteiras. O proprietário deve definir em conjunto com suas contratadas como irá participar deste fluxo de programação de tarefas, uma vez que pode (ou deve) participar da remoção de restrições de qualidade e segurança, por exemplo.
Nota: vale destacar que como o proprietário assumiu a responsabilidade pelo comissionamento, sua equipe deve ser responsável pelo fluxo de remoção de restrições para execução dos Testing Work Packages (TWP’s).
Projeto 2
Implantação de uma usina petroquímica, onde o proprietário desenvolveu o conceito da unidade e contratou um epcista para consolidação da engenharia básica e implantação do projeto integralmente. Apesar disso, o proprietário assumiu a responsabilidade pela aquisição de equipamentos do pacote tecnológico de processo, pois estes foram negociados desde a fase de projeto conceitual (ou FEL2 pela metodologia FEL).
Nesta modalidade, o tamanho do owners team do projeto é significativamente menor que o necessário para o Projeto 1. No entanto, considerando que o proprietário é o maior interessado no sucesso do projeto, é recomendável que a seleção do epcista leve em consideração uma avaliação técnica da capacidade dos proponentes em realizar o gerenciamento integrado do EPC e, desta forma, a equipe do proprietário deve ter conhecimento da metodologia AWP para realizar a avaliação correta de seus proponentes.
Importante destacar que o gerenciamento do projeto pela equipe do proprietário deve ser concentrado na evolução dos trabalhos da epcista por EWP, PWP e CWP. Além disso, em virtude da responsabilidade assumida de fornecer os equipamentos principais do pacote tecnológico, o gerenciamento das informações necessárias para a epcista desenvolver suas atividades de engenharia detalhada (exemplo: dimensional e diagrama de cargas para elaboração dos projetos de fundações) deve ser realizado dentro do conceito da metodologia AWP.
Por fim, assim como no Projeto 1, a participação do owners team no fluxo de remoção de restrições de IWP’s para execução das atividades de campo, também deve ser definida entre as partes.
Tecnologia da Informação
Considerando a complexidade dos projetos de capital, o sucesso na implantação da metodologia AWP passa pela seleção adequada de um software para gerenciamento dos pacotes de engenharia, suprimentos e construção.
Neste sentido, os principais fabricantes de softwares de engenharia têm soluções robustas que foram construídas com base nos conceitos da metodologia AWP. A VerumPartners acredita que a definição do sistema deve estar interligada a estratégia de tecnologia da informação da empresa, uma vez que a seleção do software para modelagem 3D praticamente define a melhor solução para aplicação da AWP.
Como a VerumPartners pode ajudar seus clientes?
A VerumPartners se posiciona na vanguarda da aplicação da metodologia AWP no Brasil. Nossos profissionais atuaram em alguns dos principais projetos de capital do Brasil nos setores de mineração, óleo e gás, energia e infraestrutura. Aplicamos conceitos da metodologia AWP e outras Best Practices do CII, IPA e AACEi atuando como proprietários e epcistas. Desta forma, podemos auxiliar nossos clientes:
- Consultoria para implementação da metodologia AWP na organização
- Treinamentos para owners team na aplicação da metodologia
- Composição do owners team do proprietário durante todo o ciclo de vida do projeto
- Serviços pontuais para aplicação da metodologia em projetos específicos
Estamos a disposição para esclarecimentos adicionais.
E-mail: comercial@verumpartners.com.br
Telefone: (31) 99200-8884
Nota: este artigo teve como principal objetivo esclarecer como o proprietário de projetos deve tratar a Metodologia AWP. No entanto, considerando os conceitos da metodologia, vale ressaltar que fornecedores de projetos na modalidade EPC devem tratar a Metodologia AWP como estratégica para o sucesso de seus negócios.