O mercado de saneamento do Brasil, assim como as obras de saneamento, tem sido relativamente pouco desenvolvido em comparação a outros mercados emergentes. Em 2018, a porcentagem da população brasileira com cobertura de água e esgoto era de 83,6% e 53,2%, respectivamente, de acordo com o SNIS.

  obras de saneamento

Figura 1: Índice de atendimento de água e esgoto no Brasil. Fonte: SNIS.

Estima-se que os investimentos necessários para universalizar os serviços de água e esgoto no Brasil, garantindo que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e a coleta de esgoto, são da ordem de R$ 500 a R$ 700 bilhões para os próximos 10 anos.

Diante deste enorme desafio, o governo brasileiro sancionou em julho de 2020 o novo Marco Legal do Saneamento Básico, com o objetivo principal de universalizar e qualificar a prestação dos serviços no setor.

Observando este cenário, do ponto de vista de engenharia, um dos grandes desafios será executar obras de ampliação e atualização tecnológica de estruturas complexas que atualmente operam no limite de suas capacidades e cuja operação não pode ser interrompida. Para tanto, cadastros técnicos adequados e um bom planejamento da execução das obras são imprescindíveis.

Como o AWP e BIM podem ajudar na gestão de projetos e obras de Saneamento

Desta forma, metodologias como o AWP (Advanced Work Packaging) e o BIM (Building Information Modeling) figuram entre as principais soluções a serem adotadas para a resolução destes desafios com alta complexidade de execução, em obras de saneamento.

Conforme definido pelo CII (Construction Industry Institute), o AWP é uma metodologia de gestão integrada de projetos que abrange o trabalho em um projeto do tipo EPC (Engineering, Procurement and Construction), na qual fornece a estrutura para uma construção produtiva e progressiva e presume a existência de um plano de execução da construção.

Ainda conforme o CII, o AWP tem como foco a melhoria da produtividade e previsibilidade, alinhando o planejamento e execução do projeto ao comissionamento e entrega do ativo, através de empacotamento de serviços e forte interação entre engenharia, fornecimento, construção e operação.

awp obras de saneamento

Figura 2: Fluxo de Trabalho AWP. Fonte: CII.

Em linha com o AWP, o BIM Project Execution Planning Guide (Guia de Planejamento de Execução do Projeto BIM) do Penn State College of Engineering, propõe uma consistente abordagem para definir potenciais usos do BIM, levando em consideração o escopo do trabalho, a fase dentro do ciclo de vida do empreendimento, o nível de desenvolvimento do modelo e as disciplinas para executar a modelagem, apresentando ao menos 25 usos do BIM para planejamento, projetos (design), obras e operação de empreendimentos e/ou ativos.

obras de saneamento
Figura 3 – Elementos centrais da abordagem proposta pelo Penn State College of Engineering para definição dos usos do BIM. Fonte: Penn State College of Engineering.

Desta forma, a união destas duas metodologias, inclusive em obras de saneamento, permite a virtualização da estratégia de construção em um modelo 4D repleto de informações que vão sendo inseridas e compartilhadas ao longo de todas as fases do ciclo de vida do projeto, contribuindo diretamente para o planejamento, execução, monitoramento e controle de engenharia, construção e operação do ativo e promovendo agilidade e precisão na tomada de decisão.

Obras de Saneamento

    Figura 4 - Exemplos de modelos BIM. Fonte: Internet.

Para saber mais sobre a aplicação de AWP e BIM no setor AECO, vale a pena acompanhar o conteúdo da Comunidade de Práticas AWP da América do Sul e, se precisar de apoio na implementação destas metodologias em seus projetos, nós da Verum Partners podemos ajudar.

Autor: Alexandre Praxedes, Senior Consultant of Infrastructure Projects na Verum Partners.
A Verum Partners tem larga experiência em implantação de Cultura Ágil, BIM, Lean e AWP como a base para o gerenciamento de seus projetos, explorando a capacidade dessa metodologia de abranger todas as áreas de conhecimento e níveis de gerenciamento, sendo base para a integração entre engenharia, suprimentos, construção e comissionamento.
Temos os melhores profissionais do mercado. Entre em contato com a gente e agende uma apresentação!