Neste episódio do #VerumCast, vamos debater sobre a presença e os desafios das mulheres na engenharia, especialmente em áreas remotas e grandes projetos, e as iniciativas para promover mais diversidade de gênero. Segundo dados do Confea de 2023, apenas 22,9% dos profissionais na engenharia são mulheres.
Para essa conversa educativa e inspiradora, convidamos Taiany, com mais de 12 anos de experiência em grandes projetos em áreas de campo e gerente de projetos na Vale desde 2013. Quando iniciou, era a única mulher no projeto; hoje, lidera um time com 44% de mulheres. Além disso, também contaremos com a participação de Evelyne, que iniciou sua carreira na indústria naval e viu um avanço significativo na presença feminina em projetos complexos, atualmente é Project Coordinator na Verum Partners.
Junto dos nossos hosts, Bruno Amaral, Gustavo Roberti e David Elio, vamos explorar os desafios diários e as conquistas das mulheres na engenharia, especificamente áreas remotas. Taiany destacou a importância de superar o receio inicial e ganhar confiança de forma gradual, enquanto Evelyne compartilha como a presença feminina trouxe um toque emocional que melhora a dinâmica das equipes e a identificação das nuances do trabalho.
Além disso, vamos discutir os desafios diários enfrentados no campo, como a importância de um ambiente acolhedor e diverso, a necessidade de se impor e manter um posicionamento firme, e como essas atitudes influenciam positivamente o ambiente de trabalho. Abordaremos a questão da confiança e da resiliência, incentivando as mulheres a aceitarem desafios e se tornarem mais segura psicologicamentes.
Apesar dos avanços, o ambiente ainda pode ser machista e a segurança psicológica nem sempre é garantida. Discutiremos como enfrentar essas barreiras, a necessidade de apoio para mães no mercado de trabalho e como criar um ambiente inclusivo e acolhedor para manter as mulheres na engenharia.
Este episódio está repleto de conversas inspiradoras, ideal para quem busca transformar o mercado e incentivar mais pessoas a encarar os desafios dessa área no Brasil, para que, juntos possamos construir um futuro mais inclusivo e brilhante.