Impacto Positivo e Sustentabilidade em Grandes Projetos
A sustentabilidade tem se tornado pauta central em diferentes setores, inclusive na indústria da construção. O setor se prepara para abraçar um novo período marcado por inovações e tecnologias emergentes, com foco em edificações mais sustentáveis.
Este é um movimento importante, uma vez que as mudanças climáticas, provocadas pela poluição, vêm causando danos ambientais extremos pelo país. Segundo dados do Relatório de Status Global para Edificações e Construção (Buildings-GSR), o setor de construção civil é responsável pelo consumo de 34% da demanda global de energia e 37% das emissões de dióxido de carbono (CO²), relacionadas à energia e aos processos do fluxo de trabalho.
No Brasil, o setor emite cerca de 139 milhões de toneladas de CO² por ano, o que corresponde a 6% das emissões nacionais. Diante deste cenário, a sustentabilidade em grandes projetos na construção é uma resposta à pressão crescente pela redução dos impactos ambientais associados às práticas tradicionais do setor.
Na prática, a sustentabilidade em grandes projetos traz uma série de benefícios, tais como:
- Redução de custos: medidas sustentáveis permitem otimizar a eficiência energética, facilitam uma gestão eficiente de recursos, o que impacta positivamente no fluxo de caixa, diminuindo custos operacionais.
- Vantagem competitiva: empresas sustentáveis se destacam no mercado, atraindo consumidores conscientes, mais investidores e parceiros que têm como prioridade a responsabilidade ambiental e social.
- Acesso a incentivos: a sustentabilidade em grandes projetos permite que as empresas tenham acesso a subsídios, isenções fiscais e incentivos governamentais. Isso reduz os custos de implementação e aumenta a viabilidade financeira.
- Mitigação de riscos: ao seguir práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), as empresas, além de diminuir o custo energético, reduzem os riscos legais, mantendo sua reputação limpa, e ainda, se posicionam melhor perante as mudanças regulatórias.
- Inovação e eficiência: a busca por soluções sustentáveis impulsiona a inovação, criando produtos e processos mais eficientes que podem ser aplicados em outras áreas, aumentando a competitividade da empresa.
- Resiliência a longo prazo: a sustentabilidade em grandes projetos da indústria e construção permite a criação de obras mais duráveis e adaptáveis a mudanças climáticas. Na prática, isso reduz custos com manutenção e aumenta a longevidade dos ativos.
Para discutir mais sobre a sustentabilidade em grandes projetos e seus impactos positivos, Bruno Amaral e Gustavo Roberti recebem Rachel Starling, Head de Remediação na BHP, a maior mineradora do mundo. Responsável pela liderança de estratégias e a execução de programas sociais e ambientais no desenvolvimento territorial na BHP, Rachel compartilha sua trajetória e os desafios que enfrentou ao longo de sua carreira.
Durante a conversa, eles discutem as diferenças entre as abordagens de ESG na iniciativa privada e nos órgãos públicos, destacando a importância da transparência com a sociedade e da liderança empresarial na sustentabilidade. Rachel destaca que a evolução do papel do meio ambiente nos negócios, antes visto como obstáculo, passa a ser essencial para a estratégia econômica das empresas.
Ficou curioso e deseja entender mais sobre o papel das grandes empresas na sustentabilidade, ESG e os desafios ambientais que ainda estão por vir? Então, confira na íntegra este episódio imperdível!