Blog
Suprimentos em projetos de capital: como tornar a área mais estratégica?
A indústria da construção é um setor vibrante e em constante mudança. Os profissionais do segmento buscam sempre soluções inovadoras para atender às demandas da infraestrutura moderna.
Nesse ambiente dinâmico, a equipe de suprimentos desempenha um papel fundamental. Os profissionais trabalham para garantir a aquisição oportuna de materiais, equipamentos e serviços necessários para os projetos de capital. No entanto, esse processo crítico é marcado por desafios e mudanças inesperadas.
Na engenharia e construção, as equipes de suprimentos lidam com uma série de atividades, como planejamento, compra, obtenção de contas, rastreamento, ajustes no escopo do projeto, armazenamento e minimização de resíduos.
Muito além disso, as movimentações do mercado também impactam na gestão de materiais. Interrupções na cadeia de suprimentos, indisponibilidade de produtos, aumento dos custos de insumos, escassez de mão de obra e requisitos de conformidade regulatória são alguns dos desafios externos que se impõem na operação da gestão de suprimentos.
Para os líderes de projetos de capital, o grande aprendizado é redesenhar a área de suprimentos, com processos e um fluxo de trabalho mais claro. Todos os esforços são válidos para que o setor se torne ainda mais eficaz.
Afinal, no planejamento e na execução da obra, os materiais são literalmente blocos de construção que fornecem base segura para o projeto. Sem o trabalho da equipe de suprimentos, a continuidade do projeto é inviável. Por isso, um bom gerenciamento de materiais é crucial.
Sabendo da importância da gestão de suprimentos, preparamos um episódio especial do Verum Cast sobre o tema. No episódio 44, os hosts Gustavo Roberti e Bruno Amaral recebem Paulo Tanure, Especialista em Suprimentos, com experiência internacional em grandes projetos de engenharia e construção.
Durante a conversa, Paulo comentou sobre a importância de pensar na gestão de suprimentos desde o início do projeto, e não apenas no momento de aquisição dos materiais.
Na oportunidade, ele apresentou ainda os níveis de maturidade do setor de suprimentos. Algumas organizações já evoluíram a ponto de construir o setor de Suprimentos 4.0, com processos automatizados graças ao suporte da tecnologia.
Aproveite o conteúdo do episódio para entender como construir um modelo de suprimentos estratégico, que garanta a disponibilidade de serviços e produtos, bem como o envolvimento de todos os profissionais, do começo ao fim do projeto.
Confira o episódio completo e revise o modelo de suprimentos da sua companhia.