Afinal, como as empresas da indústria e construção podem conduzir os projetos de capital de maneira organizada, produtiva e em conformidade com as exigências legais? 

No atual cenário, com a alta competividade do mercado, a transformação digital e disputa pelos dados em todos os segmentos, cada vez mais, os líderes de projetos priorizam os investimentos em soluções digitais. E é claro que na engenharia não seria diferente.

Para os líderes do setor, o desafio é compreender o ciclo de vida de ativos digitais e, a partir daí, pensar em como aproveitar as oportunidades. 

Para discutir esses e muitos outros aspectos relevantes, convidamos Rodrigo Ormezzano, Vice Presidente LATAM na empresa referência e líder global em soluções de realidade digital, a HEXAGON – ALI. Ele participou do episódio #48, do VerumCast, e trouxe uma visão madura sobre o poder das soluções digitais em grandes projetos de capital. 

Gustavo Roberti, Bruno Amaral e David Elio, anfitrões da 5ª temporada do VerumCast, conduziram o papo com Ormezanno. Há 17 anos trabalhando na LATAM, ele acumula experiência em muitos projetos e contou um pouco sobre a importância da colaboração e da gestão integrada como elementos essenciais para a inovação.

nós vamos desvendar o ambiente digital e a necessidade de métodos que visem a colaboração dentro da empresa, onde o comprometimento se torne uma base e gere uma confiança de todos os lados operacionais.

“Hoje, nós temos diferenças de estrutura e posicionamento entre empresas do mercado latino e outras que atuam em países de outros continentes, como europeu e norte-americano. E tudo isso precisa ser levado em conta, quando falamos em gestão integrada para grandes projetos”, observa Ormezzano. 

No episódio, os profissionais questão de destacar um ponto: o ambiente colaborativo e integrado para gestão de projetos não é utopia. Trata-se de um movimento que deve ser feito em etapas, gradualmente, mas muito viável. 

Na prática, a engenharia digital é construída com adoção de várias soluções digitais, e isso pode ser feito passo a passo. A empresa não precisa sair de um status analógico, para outro 100% digital. A gestão integrada com soluções digitais é uma construção! Ela orienta a tomada de decisões assertivas, com foco na colaboração, eficiência e eficácia dos projetos de capital. 

Acima de tudo, quando os líderes dos projetos de capital decidem priorizar as soluções digitais, existe um comprometimento com o sucesso de cada projeto. Como comenta David Helio, o segredo está em “preparar as pessoas que vão transformar negócios”.

O futuro da engenharia já começou e esse é um tema que exige atenção dos líderes de negócios. Afinal, adesão das empresas às soluções digitais passa por desafios de transformação cultural e de gestão da mudança. 

Confira o episódio #48 na íntegra e acesse os insights valiosos e inovadores desse papo.

 

Quer saber mais? Preencha o formulário e entraremos em contato