Produtividade na construção: entenda como otimizar o fluxo de valor! 

 

Aumentar e otimizar a produtividade é uma busca constante na indústria da construção civil. Na prática, tornar a engenharia uma área mais produtiva é um grande desafio. Conforme, dados da Autodesk, 35% do tempo dos profissionais no setor é gasto com atividades improdutivas, como busca de informações sobre projetos, resolução de conflitos, tratamento de erros e espera de materiais. Na prática, isso pode representar uma perda de US$177 blihões por ano.

E, ao contrário do que possa parecer, a baixa produtividade não se resume ao trabalho dos operadores na linha de frente. Muitos fatores podem gerar um impacto negativo no ritmo de produção. Um deles é a comunicação falha entre as empresas de engenharia e construção e as equipes ao longo do ciclo de vida do projeto.

No episódio 30 do #VerumCast, os hosts David Elio e Bruno Amaral se unem a Gustavo Roberti, Diretor da Verum. Juntos, eles discutiran como as boas práticas e uma abordagem sistêmica podem solucionar os problemas relacionados à produtividade. Entre os principais tópicos debatidos, estão a importância do planejamento antecipado, e a implementação de uma visão colaborativa e integrada. É importante que todos os elementos da cadeia de valor contribuam para o sucesso do projeto. 

Confira o episódio na íntegra abaixo, ouça pelo Spotify:

Ao longo da conversa, os especialistas destacam, também, que para superar os desafios da baixa produtividade é essencial mudar o mindset. E, ao invés de focar no operador da ponta, é necessário analisar o processo como um todo e verificar como cada etapa contribui para o resultado final. 

Além de discutir o aspecto sistêmico, eles também salientam que o uso da metodologia AWP (Advanced Work Packaging) revoluciona o setor, permitindo uma melhor colaboração, um planejamento integrado e uma governança colaborativa. Com o auxílio do AWP, é possível definir a percepção de valor para o cliente, e também, o fluxo de valor entre fornecimento, engenharia e construção. A partir disso, os gestores de projetos podem estabelecer um fluxo contínuo de produção.

Ficou interessado e quer descobrir como melhorar a produtividade na construção e otimizar o fluxo de valor em seus projetos? Confira este episódio, e descubra valiosos insights e soluções!

Quer saber mais? Preencha o formulário e entraremos em contato