Origem e impacto: qual a importância para os consumidores?
Origem e impacto: por que as práticas ESG passaram a ser item obrigatório nas empresas!
Conhecer a origem e o impacto ambiental dos produtos é cada vez mais importante para as pessoas. Isto é, saber a história dos produtos consumidos no dia a dia – onde, como e do que é feito –, pode impactar diretamente na decisão de compra.
Segundo dados da McKinsey, aproximadamente 65% dos consumidores da Geração Z – pessoas nascidas entre 1995 e 2010 –, buscam conhecer a origem e impacto de tudo o que compram. Além disso, 80% dos entrevistados afirmam, ainda, que não comprariam de marcas envolvidas em escândalos.
Neste cenário, sabendo que os consumidores estão cada vez mais exigentes e buscam saber a origem do produto e o impacto dos processos de produção, as empresas de engenharia tem como desafio revisar as práticas ESG.
De tal modo, a transparência da cadeia de suprimentos é um elemento crítico, que pode inclusive impactar nas vendas. A ausência de rastreamento representa perigos organizacionais significativos, já que pode afetar a reputação da empresa e gerar efeitos negativos na imagem da marca.
Ou seja, as práticas ESG – sigla em inglês para Sustentabilidade Social, Ambiental e de Governança Corporativa – deixam de ser um elemento a mais para se destacar, e passam a ser um método obrigatório para as organizações. Além disso, ter esse olhar estratégico sobre a origem e impacto da produção é essencial para manter o compliance, uma vez que novas leis estão surgindo para monitorar essa cadeia de produção.
No episódio #27 do VerumCast, um time de especialistas em Inovação e ESG discute a importância da origem e impactos dos produtos, e explica a importância sobre a transparência da cadeia de suprimentos e a adoção de práticas ESG. Durante o bate-papo, os hosts e convidados abordaram ainda os casos recentes de companhias que enfrentam desafios legais devido à falta de monitoramento da cadeia produtiva.
Confira o episódio na íntegra abaixo, ouça pelo Spotify:
Além de David Elio, da Verum Partners, e Bruno Amaral, da Verum Institute, neste episódio contamos com Fernanda Faria, ESG Champion, e Alice Monteiro, ESG Consultant do time de Sustentabilidade, e Rafael Matos, Sênior Innovation Consultant da Verum Partners, e Érica Pereira – Brazil Sustainability lead – Cargill Cocoa & Chocolate.
Entenda como a rastreabilidade se tornou um elemento-chave para os negócios modernos. Confira o episódio e mantenha-se à frente nas questões e práticas de ESG e inovação!