A transformação digital de qualquer organização passa sempre por uma eficiente gestão da informação. Uma forma bastante potente de visualizar essa missão em projetos e organizações é colocando-a como a promotora da decodificação de dados brutos, isolados de um contexto maior, em informação, integrada e operada em processos, e esta por sua vez decodificada em conhecimento, aprendido, analisado e cognoscível. (Figura 1)

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FIGURA 1 – Dados/Informação/Conhecimento

Este fluxo de decodificação, para funcionar da maneira mais consistente e fluida possível, ocorre como resultado da atuação do que chamamos de “Os 4 Pilares Técnicos da Transformação Digital”. (Figura 2) Tais quais colunas na construção civil, devem ser guarnecidos e fortalecidos por igual, promovendo a base tecnológica e digital sobre a qual ocorre a transição sustentável de maturidade da gestão da informação.

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FIGURA 2 – Os 4 Pilares

O pilar da Aquisição de Dados se refere ao conjunto de normatizações e ferramentais para captura dos objetos do fluxo de informação; estes dados, por sua vez, serão tratados e contextualizados em Sistemas e Processos, que buscam suportar as diversas funções da organização; contudo, as diversas funções e áreas da empresa precisam compartilhar informações e promover sinergia, evitando os “silos de informação”, trabalhando Integração e Consistência entre seus processos e sistemas; por fim, este ecossistema permitirá à organização se empenhar em construir conhecimento próprio, agregando valor reativo e preditivo de tomada de decisões, sendo fomentadas ações de Colaboração Digital & Analytics.

Com base em nossa experiência auxiliando clientes e parceiros em sua jornada de Transformação Digital, muitas vezes identificamos os estágios de maturidade de uma organização recorrendo à análise de performance de cada um dos pilares. Por exemplo, uma organização em início de jornada que esteja implementando um ERP deve estar naturalmente com um foco muito grande em Sistemas e Processos e talvez em Integração e Consistência, mas não deve deixar de lado um olhar de racionalização e automação sobre seus containers de dados e até começar a se estruturar para iniciativas de colaboração digital e analytics. Ou uma organização que esteja pensando em adotar iniciativas manufatura 4.0 certamente está com um grande foco no pilar Aquisição de Dados, mas deve também se assegurar que os processos e sistemas legados estejam bem implementados, e que o grande fluxo de dados que será gerado por IoT será efetivamente convertido em valor à organização.

O papel da consultoria como parceira da transformação digital de nossos clientes é justamente trazer essa perspectiva outsider, refletindo se as atuações estão balanceadas para garantir que os 4 Pilares suportem a almejada performance na gestão da informação, e propondo melhorias racionais que agreguem valor ao estágio de maturidade de cada cliente. A Transformação Digital pode e deve ser ousada, mas sendo equilibrada e trazendo valor de fato ao cliente.

Autor: Enrico Aleixo, Líder de Digital Solutions e Information Management na VerumPartners
A Verum Partners tem larga experiência em transformação digital, implantação de Lean, BIM, Cultura Ágil, e metodologia AWP como a base para o gerenciamento de seus projetos, explorando a capacidade dessa metodologia de abranger todas as áreas de conhecimento e níveis de gerenciamento, sendo base para a integração entre engenharia, suprimentos, construção e comissionamento.
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