Transformando a gestão de grandes obras: como o IPE auxilia os projetos de capital?
IPE em grandes obras: entenda como a solução auxilia nos projetos de capital!
Grandes obras envolvem um alto número de informações, e lidar com esses projetos de capital sem o auxílio de uma boa ferramenta pode gerar dor de cabeça. Afinal, é preciso gerenciar muitos profissionais, materiais e um investimento pesado. Tudo isso, somado à falta de visibilidade e integração dos processos pode gerar atrasos significativos e prejuízos milionários.
Para superar estes desafios e garantir sucesso nos projetos de capital, a Verum desenvolveu o Integrated Project Execution (IPE) – Execução Integrada de Projetos, em sua tradução. De modo simples, a solução utiliza as melhores práticas em gestão da informação, trazendo excelentes resultados em projetos de grande porte.
Em síntese, ela auxilia a superar o desafio de identificar a informação correta quando cada equipe possui seus próprios números e dados. Com o IPE é possível realizar a checagem de modo consistente, integrar cronogramas, detalhar a programação da engenharia, dos fornecedores e muito mais.
O episódio 32 da #VerumCast, explora os benefícios proporcionados pela tecnologia. Para falar sobre a solução, os hosts Joel Corsini e Bruno Amaral recebem os especialistas convidados Vitor Noli, Sócio Consultor Digital da Verum Partners, e Enrico Aleixo, Sócio-Diretor de BIM e Digital da Verum Partners.
Confira o episódio na íntegra abaixo, ouça pelo Spotify:
Durante o debate, os especialistas explicam que o IPE surgiu para solucionar uma das principais dores que envolvem grandes obras, a centralização de dados. Isso porque, muitas vezes, as informações imprecisas tendem a gerar conflitos durante a obra, atrasos, e até mesmo prejuízos.
Construído a partir de integradores, o IPE permite a leitura de diferentes cronogramas, registros de entregáveis (GED, lista de documentos, CDE, etc), conexão de sistemas de materiais, entre outros. Assim, o sistema lê e analisa todos os repositórios de dados dos projetos, checa a consistência de informações, e, por fim, fornece uma visibilidade de planejamento integrado.
Além disso, o software também devolve essas informações. Ou seja, diante de mudanças que impactam na re priorização de materiais, a ferramenta transmite essa alteração. De tal modo, a solução opera a partir da captura e transmissão de dados. Com auxílio do IPE, é possível ter uma visão sistêmica do projeto de capital, eliminar silos e otimizar a gestão da obra, facilitando o trabalho dos profissionais.
Se você está envolvido em projetos complexos ou simplesmente deseja entender como a tecnologia está moldando o futuro da gestão de projetos, este episódio é pra você! Confira-o na íntegra.