Inovação Emocional e Estratégias de Sucesso
No mercado de trabalho moderno, uma soft skill vem se tornado essencial, estamos falando de inteligência emocional. Ela contribui, tanto para desenvolvimento quanto para a criação de estratégias de sucesso nas organizações, principalmente nos setores da engenharia e construção, onde a combinação de habilidades técnicas e interpessoais é fundamental.
Por meio da inteligência emocional, o indivíduo desenvolve a capacidade de perceber, controlar e gerenciar tanto as próprias emoções, quanto a dos outros. Nesse sentido, quando aplicada no contexto profissional, essa soft skill melhora o ambiente de trabalho e impulsiona a performance e a colaboração, elementos essenciais para alcançar objetivos e metas organizacionais.
Para compreender a inovação emocional, o primeiro passo é entender a importância do autoconhecimento, elemento-base para qualquer transformação pessoal ou profissional. Afinal, conhecer melhor a si mesmo permite a identificação das próprias emoções, padrões de pensamento e comportamentos. Na prática, isso auxilia na melhora do desempenho pessoal, torna os relacionamentos interpessoais mais saudáveis e, assim, permite criar uma rede colaborativa mais sólida e produtiva.
No ambiente corporativo, o autoconhecimento é primordial para manter a calma, a objetividade e a clareza, insumos essenciais para o desenvolvimento de estratégias de sucesso.
Sabendo disso, a inovação emocional deve ser priorizada na criação de estratégias de sucesso dentro do setor de engenharia e construção. Isso porque, para conduzir um projeto colaborativo em equipe, com escopo complexo, tarefas conectadas e diversos profissionais envolvidos, ter pessoas com inteligência emocional desenvolvida faz toda a diferença.
Na condução dos projetos de capital, as emoções desempenham um importante papel nesse processo, pois um ambiente de trabalho tenso ou mal administrado afeta a produtividade, colocando em risco a qualidade e a segurança dos projetos de capital.
Para discutir a fundo esta temática, nossos hosts Bruno Amaral, Gustavo Roberti e David Elio recebem Heloísa Capelas, uma das mais renomadas especialistas em autoconhecimento e inteligência emocional no Brasil. Mentora de líderes, empresária, autora best-seller e palestrante, Heloísa é CEO do Centro Hoffman e lidera o Processo Hoffman no país, uma metodologia revolucionária de autoconhecimento validada pela Universidade de Harvard e aplicada em mais de 15 países.
Esta conversa explora o poder do autoconhecimento como chave para administrar nossas emoções e evoluir como indivíduos e líderes. Ao longo do episódio, Heloísa fala sobre o conceito de compaixão, destacando que a nossa humanidade é composta por todas as emoções que sentimos, e que aprender a expressá-las de maneira consciente nos torna melhores.
Ela nos guia, ainda, pelo Processo Hoffman, treinamento que propõe uma mudança de paradigma, auxiliando as pessoas a se conectarem com sua essência e a gerarem a energia que desejam atrair. Com uma visão profunda e inspiradora, Heloísa nos faz refletir sobre o modo como replicamos comportamentos de nossos ancestrais e como a compaixão pode nos proporcionar um novo olhar para o outro.
Ficou curioso e quer saber como o autoconhecimento pode transformar sua vida e seu trabalho? O episódio 61 do #VerumCast mostrará como alcançar inovação emocional e liderança com propósito.
Não perca a oportunidade de aprender com a mentora dos mentores!