Os modelos 3D, utilizados como repositórios das informações de projeto, possibilitam realizar visualmente a gestão de restrições para construção, especialmente o acompanhamento visual do fornecimento de materiais. Neste sentido, o
BIM acoplado ao AWP capacita as equipes de planejamento e construção a acompanharem as tendências de fornecimento (PWP) à luz da necessidade de construção (CWP), e adotarem a tempo medidas de replanejamento ou de diligenciamento sobre fornecedores, minimizando interrupções nos serviços por falta de materiais. Na programação de campo, a reserva de materiais para atendimento a uma folha tarefa ou IWP é garantida pela visibilidade integrada dos almoxarifados do projeto.
Esse processo integrado é sustentado por uma gestão de materiais robusta que se inicia no acompanhamento da engenharia detalhada de fornecedores (modelagem 3D, material takeoff e documentos 2D), fomenta o apropriado diligenciamento e inspeção da fabricação, performa o planejamento logístico e promove a confiabilidade dos processos de gestão de almoxarifado.
Uma solução sólida de gerenciamento da informação nos projetos, que alavanque a visibilidade em prol de um planejamento integrado, deve considerar o papel de destaque que as novas tecnologias disponibilizam para o aprimoramento da gestão de materiais e a redução de impactos causados por problemas na cadeia de suprimentos.