A realização de eventos com olhar sobre a sustentabilidade tem ganhado relevância à medida que cresce a conscientização sobre os impactos socioambientais das atividades humanas. Eventos de grande porte, como seminários, conferências, exposições e festivais, podem, por exemplo, gerar resíduos em larga escala, acarretar um montante considerável de emissões atmosféricas e impactar o contexto socioeconômico local. Daí a importância de pensar em eventos sustentáveis.

Esses eventos têm como diferencial a adoção de estratégias que minimizem os impactos negativos associados e promoção de práticas alinhadas à conduta responsável por parte dos promotores do evento e toda a sua cadeia envolvida. Muito além da redução de impactos, eles representam um compromisso com a inclusão social e a responsabilidade econômica. Isso inclui a valorização de comunidades e produtores locais, o fomento de fornecedores comprometidos com a sustentabilidade e a promoção de práticas de trabalho justas. De outro modo, essa abordagem permite ainda a criação de experiências que eduquem e inspirem participantes a adotar comportamentos mais conscientes.

Além disso, a sustentabilidade presente nos eventos demonstra o alinhamento das organizações com as expectativas da sociedade, reforçando sua imagem e reputação. Participantes, patrocinadores e colaboradores valorizam cada vez mais iniciativas que priorizem a responsabilidade socioambiental. Ao integrar sustentabilidade em todas as etapas, desde o planejamento até a execução, as empresas não apenas contribuem para um mundo mais sustentável, mas também criam valor a longo prazo para todos os envolvidos.

Nesse contexto, a Verum Partners se uniu ao Instituto ABRADEE e a Cemig na definição da estratégia ESG (sigla, em inglês, para Ambiental, Social e Governança) para o próximo Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI), a ser realizado em 2025. 

SENDI e Verum Partners

A 25ª edição do SENDI tem a sustentabilidade como protagonista. Em uma parceria estratégica firmada em setembro, a Verum Partners, renomada pela expertise em consultoria ESG, lidera a criação de um roadmap de iniciativas sustentáveis que posicionará o SENDI como referência em responsabilidade ambiental, eficiência, inclusão e governança no setor de energia. Além disso, a parceria reforça o compromisso da Cemig, empresa anfitriã do evento, com o desenvolvimento sustentável.

As iniciativas e o roadmap estão divididos entre os pilares Ambiental, Social e Governança e incluem temáticas tais como mudanças climáticas, economia circular, eficiência energética, diversidade e inclusão, saúde e bem-estar, práticas de trabalho, ética e transparência. Para cada temática, ações foram definidas e priorizadas segundo os respectivos benefícios ambientais e geração de valor para os stakeholders envolvidos.

Adicionalmente, como forma de incentivar a adoção de boas práticas, para além daquelas já adotadas pela organização do evento, o SENDI 2025 irá oferecer uma premiação para o estande que demonstrar o maior comprometimento com práticas de sustentabilidade.  

Para isso, os expositores terão acesso a um manual de boas práticas e serão avaliados durante o evento. Os critérios abrangem desde as etapas de concepção de projeto dos estandes, passando pela definição dos materiais, etapas de montagem, a operação durante o evento, tipos de brindes distribuídos e a desmontagem. A implementação das boas práticas incentivadas pela Verum e suportadas pela organização do evento, assim como a adoção de outras ideias disruptivas que estejam alinhadas com objetivos de eventos sustentáveis, serão valorizadas na avaliação. 

Com isso, espera-se que os expositores consigam contribuir para o propósito maior que o SENDI 2025 vem construindo e que os princípios da ESG permeiam todos os elos da cadeia envolvida com a realização do evento. Além da definição das ações e construção de materiais de apoio, a Verum Partners implementará também um monitoramento de indicadores ESG e metas associadas, com o desenvolvimento de plataforma para apresentar os resultados das ações realizadas.

“Com essa parceria, queremos levar a nossa experiência técnica para o Seminário. Nossa expectativa é gerar ganhos para o SENDI 2025 que possam servir de legado para as próximas edições, com a perpetuidade das melhores práticas de sustentabilidade para eventos desse porte”, diz Fernanda Faria, líder de projetos ESG da Verum.

Por meio dessa colaboração, SENDI e Verum Partners além de contribuírem para minimizar o impacto associado às externalidades negativas do início ao fim do evento, promovendo a sensibilização de todas as pessoas envolvidas em sua realização, estabelecem também um padrão elevado para eventos sustentáveis futuros. 

Sobre o SENDI

Realizado desde 1962, a cada dois anos, o Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI) é hoje o maior evento de distribuição de energia elétrica da América Latina. Conectando ideias, instituições e pessoas, a 25ª edição, organizada pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) como anfitriã, será realizada de 26 a 30 de maio de 2025, no Expominas, em Belo Horizonte e trará as mais recentes reflexões, estratégias e oportunidades de inovação ao segmento de distribuição e para o setor elétrico.