O que é e como funciona o ChatGPT?

Desenvolvida pela OpenAI, startup de pesquisa de aprendizado de máquina fundada por Elon Musk, a ferramenta de IA se comporta como um mecanismo de buscas. Especializada em diálogo, a tecnologia é capaz de receber perguntas dos usuários e respondê-las. Além disso, o chatbot gera rascunhos de e-mail, sugestões de códigos, poemas e textos acadêmicos, por exemplo.

O principal diferencial dessa ferramenta na comparação com os chatbots é sua capacidade mais ampla de oferecer respostas mais compreensíveis e com repertório mais amplo, o que lhe permite responder questões mais complexas de forma coesa.

Para gerar essas informações e as respostas aos usuários, o software faz um uso de um amplo banco de textos disponíveis na internet, o que inclui publicações jornalísticas, artigos e até mesmo mensagens postadas em redes sociais, como o Twitter. Ao ter acesso a esse conteúdo, o ChatGPT vai armazenando as informações para poder acessá-las quando questionado sobre determinado assunto.

 

Profissionais Verum usaram o ChatGPT para fazer perguntas alinhadas com as soluções integradas Verum, e veja as repostas. 

 

Ricardo Capi: Perguntou ao ChatGPT o que ele sabia sobre AWP, BIM e Lean Construction. Olha só o que ele disse:  

“𝘈𝘞𝘗 (𝘈𝘥𝘷𝘢𝘯𝘤𝘦𝘥 𝘞𝘰𝘳𝘬 𝘗𝘢𝘤𝘬𝘢𝘨𝘪𝘯𝘨), 𝘉𝘐𝘔 (𝘉𝘶𝘪𝘭𝘥𝘪𝘯𝘨 𝘐𝘯𝘧𝘰𝘳𝘮𝘢𝘵𝘪𝘰𝘯 𝘔𝘰𝘥𝘦𝘭𝘪𝘯𝘨) 𝘦 𝘓𝘦𝘢𝘯 𝘊𝘰𝘯𝘴𝘵𝘳𝘶𝘤𝘵𝘪𝘰𝘯 𝘴ã𝘰 𝘮𝘦𝘵𝘰𝘥𝘰𝘭𝘰𝘨𝘪𝘢𝘴 𝘤𝘰𝘮𝘱𝘭𝘦𝘮𝘦𝘯𝘵𝘢𝘳𝘦𝘴 𝘲𝘶𝘦 𝘷𝘪𝘴𝘢𝘮 𝘮𝘦𝘭𝘩𝘰𝘳𝘢𝘳 𝘢 𝘦𝘧𝘪𝘤𝘪ê𝘯𝘤𝘪𝘢, 𝘲𝘶𝘢𝘭𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦 𝘦 𝘴𝘦𝘨𝘶𝘳𝘢𝘯ç𝘢 𝘥𝘰𝘴 𝘱𝘳𝘰𝘫𝘦𝘵𝘰𝘴 𝘥𝘦 𝘤𝘰𝘯𝘴𝘵𝘳𝘶çã𝘰.  

𝘖 𝘈𝘞𝘗 é 𝘶𝘮𝘢 𝘮𝘦𝘵𝘰𝘥𝘰𝘭𝘰𝘨𝘪𝘢 𝘲𝘶𝘦 𝘴𝘦 𝘤𝘰𝘯𝘤𝘦𝘯𝘵𝘳𝘢 𝘯𝘢 𝘰𝘳𝘨𝘢𝘯𝘪𝘻𝘢çã𝘰 𝘦 𝘱𝘭𝘢𝘯𝘦𝘫𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘥𝘢𝘴 𝘢𝘵𝘪𝘷𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦𝘴 𝘥𝘦 𝘤𝘰𝘯𝘴𝘵𝘳𝘶çã𝘰, 𝘷𝘪𝘴𝘢𝘯𝘥𝘰 𝘮𝘢𝘹𝘪𝘮𝘪𝘻𝘢𝘳 𝘢 𝘦𝘧𝘪𝘤𝘪ê𝘯𝘤𝘪𝘢 𝘦 𝘳𝘦𝘥𝘶𝘻𝘪𝘳 𝘳𝘪𝘴𝘤𝘰𝘴. 𝘌𝘭𝘦 é 𝘣𝘢𝘴𝘦𝘢𝘥𝘰 𝘦𝘮 𝘱𝘢𝘤𝘰𝘵𝘦𝘴 𝘥𝘦 𝘵𝘳𝘢𝘣𝘢𝘭𝘩𝘰, 𝘲𝘶𝘦 𝘴ã𝘰 𝘤𝘰𝘯𝘫𝘶𝘯𝘵𝘰𝘴 𝘥𝘦 𝘢𝘵𝘪𝘷𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦𝘴 𝘦 𝘮𝘢𝘵𝘦𝘳𝘪𝘢𝘪𝘴 𝘳𝘦𝘭𝘢𝘤𝘪𝘰𝘯𝘢𝘥𝘰𝘴, 𝘤𝘰𝘮 𝘪𝘯𝘧𝘰𝘳𝘮𝘢çõ𝘦𝘴 𝘤𝘭𝘢𝘳𝘢𝘴 𝘴𝘰𝘣𝘳𝘦 𝘳𝘦𝘴𝘱𝘰𝘯𝘴𝘢𝘣𝘪𝘭𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦𝘴, 𝘴𝘦𝘲𝘶ê𝘯𝘤𝘪𝘢 𝘦 𝘤𝘳𝘰𝘯𝘰𝘨𝘳𝘢𝘮𝘢.  

𝘑á 𝘰 𝘉𝘐𝘔 é 𝘶𝘮𝘢 𝘮𝘦𝘵𝘰𝘥𝘰𝘭𝘰𝘨𝘪𝘢 𝘲𝘶𝘦 𝘶𝘵𝘪𝘭𝘪𝘻𝘢 𝘮𝘰𝘥𝘦𝘭𝘰𝘴 𝘥𝘪𝘨𝘪𝘵𝘢𝘪𝘴 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘳𝘦𝘱𝘳𝘦𝘴𝘦𝘯𝘵𝘢𝘳 𝘢𝘴 𝘪𝘯𝘧𝘰𝘳𝘮𝘢çõ𝘦𝘴 𝘥𝘦 𝘶𝘮 𝘦𝘥𝘪𝘧í𝘤𝘪𝘰 𝘰𝘶 𝘪𝘯𝘧𝘳𝘢𝘦𝘴𝘵𝘳𝘶𝘵𝘶𝘳𝘢, 𝘪𝘯𝘤𝘭𝘶𝘪𝘯𝘥𝘰 𝘴𝘶𝘢 𝘨𝘦𝘰𝘮𝘦𝘵𝘳𝘪𝘢, 𝘱𝘳𝘰𝘱𝘳𝘪𝘦𝘥𝘢𝘥𝘦𝘴, 𝘲𝘶𝘢𝘯𝘵𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦𝘴 𝘦 𝘳𝘦𝘭𝘢çõ𝘦𝘴. 𝘌𝘭𝘦 𝘱𝘦𝘳𝘮𝘪𝘵𝘦 𝘢 𝘤𝘰𝘭𝘢𝘣𝘰𝘳𝘢çã𝘰 𝘦𝘯𝘵𝘳𝘦 𝘢𝘴 𝘦𝘲𝘶𝘪𝘱𝘦𝘴 𝘦𝘯𝘷𝘰𝘭𝘷𝘪𝘥𝘢𝘴 𝘯𝘰 𝘱𝘳𝘰𝘫𝘦𝘵𝘰, 𝘢𝘭é𝘮 𝘥𝘦 𝘨𝘢𝘳𝘢𝘯𝘵𝘪𝘳 𝘢 𝘲𝘶𝘢𝘭𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦 𝘧𝘪𝘯𝘢𝘭 𝘥𝘰 𝘱𝘳𝘰𝘫𝘦𝘵𝘰.  

𝘈 𝘤𝘰𝘯𝘴𝘵𝘳𝘶çã𝘰 𝘦𝘯𝘹𝘶𝘵𝘢, 𝘰𝘶 𝘓𝘦𝘢𝘯 𝘊𝘰𝘯𝘴𝘵𝘳𝘶𝘤𝘵𝘪𝘰𝘯, 𝘴𝘦 𝘤𝘰𝘯𝘤𝘦𝘯𝘵𝘳𝘢 𝘯𝘢 𝘦𝘭𝘪𝘮𝘪𝘯𝘢çã𝘰 𝘥𝘦 𝘥𝘦𝘴𝘱𝘦𝘳𝘥í𝘤𝘪𝘰𝘴 𝘦 𝘯𝘢 𝘮𝘢𝘹𝘪𝘮𝘪𝘻𝘢çã𝘰 𝘥𝘢 𝘦𝘧𝘪𝘤𝘪ê𝘯𝘤𝘪𝘢 𝘯𝘰 𝘱𝘳𝘰𝘤𝘦𝘴𝘴𝘰 𝘥𝘦 𝘤𝘰𝘯𝘴𝘵𝘳𝘶çã𝘰. 𝘌𝘭𝘦 𝘣𝘶𝘴𝘤𝘢 𝘮𝘢𝘹𝘪𝘮𝘪𝘻𝘢𝘳 𝘰 𝘷𝘢𝘭𝘰𝘳 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘰 𝘤𝘭𝘪𝘦𝘯𝘵𝘦, 𝘦𝘯𝘲𝘶𝘢𝘯𝘵𝘰 𝘮𝘪𝘯𝘪𝘮𝘪𝘻𝘢 𝘥𝘦𝘴𝘱𝘦𝘳𝘥í𝘤𝘪𝘰𝘴, 𝘤𝘰𝘮𝘰 𝘴𝘰𝘣𝘳𝘦𝘤𝘢𝘳𝘨𝘢, 𝘦𝘹𝘤𝘦𝘴𝘴𝘰 𝘥𝘦 𝘪𝘯𝘷𝘦𝘯𝘵á𝘳𝘪𝘰, 𝘦𝘴𝘱𝘦𝘳𝘢, 𝘮𝘰𝘷𝘪𝘮𝘦𝘯𝘵𝘢çã𝘰 𝘥𝘦𝘴𝘯𝘦𝘤𝘦𝘴𝘴á𝘳𝘪𝘢, 𝘦𝘹𝘤𝘦𝘴𝘴𝘰 𝘥𝘦 𝘱𝘳𝘰𝘤𝘦𝘴𝘴𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰, 𝘦𝘹𝘤𝘦𝘴𝘴𝘰 𝘥𝘦 𝘤𝘢𝘱𝘢𝘤𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦 𝘦 𝘥𝘦𝘧𝘦𝘪𝘵𝘰𝘴.  

𝘘𝘶𝘢𝘯𝘥𝘰 𝘤𝘰𝘮𝘣𝘪𝘯𝘢𝘥𝘢𝘴, 𝘦𝘴𝘴𝘢𝘴 𝘮𝘦𝘵𝘰𝘥𝘰𝘭𝘰𝘨𝘪𝘢𝘴 𝘱𝘦𝘳𝘮𝘪𝘵𝘦𝘮 𝘶𝘮𝘢 𝘮𝘦𝘭𝘩𝘰𝘳 𝘰𝘳𝘨𝘢𝘯𝘪𝘻𝘢çã𝘰 𝘦 𝘱𝘭𝘢𝘯𝘦𝘫𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘥𝘢𝘴 𝘢𝘵𝘪𝘷𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦𝘴 𝘥𝘦 𝘤𝘰𝘯𝘴𝘵𝘳𝘶çã𝘰, 𝘢𝘭é𝘮 𝘥𝘦 𝘶𝘮𝘢 𝘮𝘢𝘪𝘰𝘳 𝘱𝘳𝘦𝘤𝘪𝘴ã𝘰 𝘦 𝘦𝘧𝘪𝘤𝘪ê𝘯𝘤𝘪𝘢 𝘯𝘰 𝘥𝘦𝘴𝘪𝘨𝘯 𝘦 𝘦𝘹𝘦𝘤𝘶çã𝘰 𝘥𝘢𝘴 𝘢𝘵𝘪𝘷𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦𝘴 𝘥𝘦 𝘤𝘰𝘯𝘴𝘵𝘳𝘶çã𝘰. 𝘐𝘴𝘴𝘰 𝘵𝘢𝘮𝘣é𝘮 𝘮𝘦𝘭𝘩𝘰𝘳𝘢 𝘢 𝘤𝘰𝘮𝘶𝘯𝘪𝘤𝘢çã𝘰 𝘦𝘯𝘵𝘳𝘦 𝘢𝘴 𝘦𝘲𝘶𝘪𝘱𝘦𝘴 𝘦 𝘨𝘢𝘳𝘢𝘯𝘵𝘦 𝘢 𝘲𝘶𝘢𝘭𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦 𝘧𝘪𝘯𝘢𝘭 𝘥𝘰 𝘱𝘳𝘰𝘫𝘦𝘵𝘰, 𝘢𝘭é𝘮 𝘥𝘦 𝘳𝘦𝘥𝘶𝘻𝘪𝘳 𝘳𝘪𝘴𝘤𝘰𝘴 𝘦 𝘢𝘶𝘮𝘦𝘯𝘵𝘢𝘳 𝘢 𝘴𝘦𝘨𝘶𝘳𝘢𝘯ç𝘢 𝘦 𝘢 𝘦𝘧𝘪𝘤𝘪ê𝘯𝘤𝘪𝘢 𝘥𝘰 𝘱𝘳𝘰𝘤𝘦𝘴𝘴𝘰 𝘥𝘦 𝘤𝘰𝘯𝘴𝘵𝘳𝘶çã𝘰.”  

 

Daniel Passos perguntou, o que você acha da aplicação do AWP e LPS no mesmo projeto?

Resposta do ChatGPT:

“A utilização de AWP (Advanced Work Packaging) e LPS (Last Planner System) em um mesmo projeto pode ser uma boa estratégia, pois eles complementam-se mutuamente.

AWP é uma metodologia de gerenciamento de projetos que se concentra em dividir o projeto em pequenos pacotes de trabalho (Work Packs) e garantir que eles sejam planejados, executados e controlados de maneira eficiente. Isso ajuda a garantir que as atividades sejam completadas de forma consistente e no prazo previsto.

Por outro lado, LPS é uma metodologia de gerenciamento de projetos que se concentra em planejar e controlar a produção de forma mais eficiente. Ele usa uma série de ferramentas, como o Pull Planning, para garantir que as tarefas sejam completadas no prazo previsto e que as equipes estejam alinhadas e trabalhando juntas.

A combinação de AWP e LPS pode ajudar a garantir que o projeto seja planejado e executado de maneira eficiente, garantindo que as atividades sejam completadas no prazo previsto e que as equipes estejam alinhadas e trabalhando juntas. Isso pode ajudar a garantir que o projeto seja concluído com sucesso.

No entanto, é importante lembrar que cada projeto é único e as metodologias devem ser adaptadas de acordo com as necessidades específicas do projeto. É importante também lembrar que é importante ter uma boa comunicação e treinamento para garantir que todas as partes envolvidas estejam alinhadas com as metodologias e objetivos do projeto.”