Blog
Integração entre Sistema de Work Face Planning (WFP) x Sistema de Gestão de Materiais na Construção
A integração entre os sistemas para a gestão e controle da construção e sistemas de gestão de materiais trazem muitos ganhos ao empreendimento durante a fase de construção.
A adoção de uma ferramenta para o planejamento da frente de trabalho (WFP) integrada e voltada para a gestão dos pacotes de trabalho (Work Packages), automatiza os processos de criação e gerenciamento dos IWPs (Installation Work Packages – Pacotes de Trabalho de Instalação) para as disciplinas do empreendimento.
A integração entre o sistema de WFP e um sistema de gestão de materiais é uma valiosa funcionalidade que possibilita ao planejador fazer uma previsão dos materiais que já estão disponíveis no armazém e deste modo executar uma reserva de material com a certeza de que tudo que é necessário para realizar seu trabalho está realmente disponível, trazendo ganhos de previsibilidade e agilidade na produção do campo. Tendo o material certo, no local e no tempo certo. A integração entre os sistemas também possibilita que o status do material (Material Disponível, Não Recebido, Recebido Parcialmente e Material Retirado) seja visualizado no modelo 3D, potencializando os ganhos com uma gestão visual que permite saber de fato qual material está disponível para ser requisitado e montado.
Os processos de trabalho do Advanced Work Packaging (AWP) e Workface Planning (WFP) facilitam a divisão do escopo geral do projeto em pequenos,
pacotes de trabalho gerenciáveis (Work Packages) que são desdobrados em IWPs (Installation Work Packages – Pacotes de Trabalho de Instalação). É importante observar que o processo de desenvolvimento é iterativo, principalmente durante os estágios iniciais da definição do escopo.
Uma vez definidos os IWP’s, estes podem ser programados para execução/montagem e o acompanhamento do avanço destes IWP’s também podem ser acompanhados através de uma gestão visual.
O Processo AWP requer um esforço substancial e uma equipe dedicada em tempo integral a fim de ter uma implementação adequada, porém este esforço durante as etapas de planejamento resulta em ganhos já comprovados durante a execução e montagem dos ativos.
Autor: Ricardo Capi, Senior Consultant of Capital Projects and Infrastructure na VerumPartners