AWP e BIM são metodologias de transformação. ESG também, já que é a prática da Sustentabilidade nas organizações e suas atividades.
As três metodologias, juntas, podem atuar em todo o ciclo de vida de um modelo de negócio ou de um empreendimento, desde a concepção até operação e descomissionamentos.
Vamos conhecer melhor cada um?
O AWP (Advanced Work Packaging)nasceu de necessidades do setor de construção civil, é uma metodologia de gestão de projetos a partir do seu fim, e não do seu começo. Promove mais eficiência em todas as etapas, aumentando previsibilidade, entre muitos outros benefícios. Agregando valor, o AWP está relacionado diretamente com produtividade e monitoramento e, ao estreitar possibilidades com ESG, pode trilhar mudanças culturais nas organizações. AWP e ESG podem desenvolver projetos que tragam mais organização e visibilidade, de maneira integrada, com métricas claras e bem definidas. Excelência na gestão de projetos: essa é a resposta.
Por exemplo, na prática de gestão da temática Eficiência Energética e Mudanças Climáticas, sabemos que o monitoramento e a previsibilidade são essenciais. Ao estabelecer, com clareza, as metas e seus indicadores a partir da ambição final, temos como mitigar impactos e gerar resultados que vão se refletir em resultados financeiros, de imagem e reputação. Agregar valor: essa também é uma resposta para AWP e ESG.
O BIM (Building Information Modelling – Modelagem de Informação da Construção) é a base da transformação digital, alicerçada nos setores de construção, engenharia e arquitetura. Profundamente difundida em projetos de CAPEX em Mineração, Óleo e Gás, Papel e Celulose, entre outros. Como solução digital, agrega requisitos, permitindo análises interdisciplinares e integradas, qualitativas e quantitativas, trazendo consistência para gestão de materiais e resultados.
Numa integração de BIM e ESG, podemos pensar em um modelo 3D que permita entender, por exemplo, quais são os impactos socioeconômicos e socioambientais que poderão influenciar as tomadas de decisão de um empreendimento sustentável para o modelo de negócio e para comunidades de entorno. Quais práticas sustentáveis, devidamente contextualizadas na paisagem, devem ser escolhidas?
GOVERNANÇA – Gestão de riscos com AWP e BIM
A Gestão de Riscos é um dos pilares da Governança no contexto do ESG. O mapeamento e monitoramento de riscos, de impactos e de oportunidades são constantemente analisados e avaliados. Novamente, a previsibilidade é um benefício associado tanto ao AWP e BIM, fortalecendo assim, a prática do ESG.
Quer conhecer mais nossas soluções em ESG e as metodologias AWP e BIM?
Visite nossa página de soluções: Clique AQUI!
Autores: Felipe Bastos,Fernanda Faria,Lucas Bicalho, Priscila Cordts, Victor Rodrigues e Vitor Hermeto