Por que projetos de capital precisam priorizar o OPEX desde o início?
Evite custos operacionais excessivos e ineficiências, adotando práticas que garantam performance, sustentabilidade e retorno sobre o investimento no longo prazo.
Entenda as estratégias que estão transformando projetos em ativos de alta performance.
OPEX: O fator decisivo para o sucesso de grandes projetos de capital
Opex, ou despesas operacionais, são todos os custos relacionados à operação e manutenção de um ativo ao longo de sua vida útil. Em grandes projetos de capital, ignorar o impacto dessas despesas no planejamento pode comprometer tanto a viabilidade quanto a lucratividade no longo prazo.
Um planejamento eficaz de OPEX envolve decisões estratégicas, como:
Por que investir no OPEX desde o início?
A fase de planejamento é onde os impactos mais significativos podem ser feitos. Estudos mostram que 80% dos custos de operação e manutenção são definidos nas etapas iniciais do projeto. Investir nessa visão integrada não só reduz despesas futuras, como também aumenta a eficiência e a longevidade do ativo.
Uma história de sucesso na prática
Um cliente Verum Partners, do setor de agronegócios, estava com dificuldades em precificar de modo mais apurado o custo operacional do projeto de uma de suas plantas industriais. Haviam cálculos iniciais do OPEX, mas pela complexidade logística do projeto, era essencial que fossem levantados valores mais precisos da operação.
O time Verum Partners, em colaboração com o cliente, trabalhou na criação de uma robusta memória de cálculo para o projeto, com valores mais acurados da operação da planta, trazendo benefícios tão concretos que fizeram o cliente repensar a engenharia previamente estabelecida.
Graças ao time Verum Partners, o cliente conseguiu:
O que dizem nossos clientes