“O fato é que não existe uma orientação da execução de engenharia e suprimentos de acordo com a estratégia de construção. O resultado está nos números. As perdas anuais de produtividade estão em torno de em 1.6 trilhão de dólares e beiram os 60%”. A frase demonstra a necessidade de transformação do setor de projetos e expressa a opinião do head of Capital Projects and Infrastruture da Verum Partners, David Elio, em webinar realizado na manhã desta quarta-feira (5).

Neste sentido, o evento marcou também o lançamento oficial da Comunidade de Práticas AWP América do Sul, promovido pela empresa brasileira Verum Partners, em parceria com o ASI Group, CII (Construction Industry Institute) e COOA (Construction Owners Association of Alberta).

Com mais de 530 participantes de diversos países, a Comunidade visa o compartilhamento de informações seguras sobre o Advanced Work Packaging como metodologia estratégica ao setor de projetos e construção sul-americano, agregando ao longo da cadeia outras ferramentas como Agile, BIM, Lean Construction e outras.

Em formato de kick-off para engajar os participantes e apresentar o conselho consultivo e a diretoria do grupo – que representam 28 instituições de diferentes segmentos -, o evento online também abordou o propósito do grupo, confirmou a próxima programação e marcou a troca de informações entre os participantes. Na oportunidade, pesquisas definiram os próximos passos do grupo no sentido de fomentar o setor de projetos e construção sul-americano.

Cerca de 120 pessoas participaram entre representantes do Brasil, Peru, Chile, Colômbia e Canadá. O evento foi conduzido contou com a participação do canadense Lloyd Ranking, presidente do ASI Group e palestrante internacional sobre a metodologia e de Rodolfo Rocha, director of Capital Projects and Infrastructure, também da Verum Partners.

Kleber Moreira, da Vale, destacou a importância de ações neste momento de “transformação cultural e digital do mercado”. “As experiências da Vale incluem metodologias como BIM, Lean Construction e AWP para que todos, juntos, possamos alavancar a produtividade com execução de obras e projetos mais efetivos. Nosso propósito é agregar valor à Comunidade e para a Vale”, destacou.

 

Sobre a Verum Partners

A Verum Partners é uma empresa especialista em soluções inovadoras para gerenciamento de projetos de capital e infraestrutura, programas e portfólios. Desde 2017, atua no mercado brasileiro e América do Sul de forma estratégica, suportada pelas melhores ferramentas, tecnologia e práticas de gestão, além de profissionais altamente capacitados.

Desenvolve e aplica soluções inovadoras, pautadas em pessoas, processos e ferramentas, conectadas a parceiros estratégicos para otimizar e impulsionar os resultados dos projetos.

Na América do Sul, é pioneira no uso da metodologia AWP (Advanced Work Packaging), integração e soluções de BIM (Building Information Modeling), Lean e Ágil para promover a transformação cultural e digital de projetos de capital com foco na alavanca de resultados.

 

Sobre o ASI Group

Desde 2009, o ASI Group ajuda a impulsionar o desempenho do projeto de construção, organizando e realizando conferências, cúpulas, seminários e workshops focados nas melhores práticas, em colaboração com líderes globais da indústria.

O Grupo é maior embaixador da metodologia AWP no mundo, em parceria com a COOA (Construction Owners Association of Alberta) – associação mundial referência quando o assunto é as melhores práticas para o setor de construção que transformou Alberta (Canadá) em referência global, com resultados que transcenderam à atuação local e ganharam o mundo. É referendado pelo CII (Construction Industry Institute), que, sediado na Universidade do Texas, tem por objetivo aprimorar o ciclo de vida de empreendimentos construtivos, através da colaboração entre empresas contratantes de serviços, empresas de engenharia e construção, e universidades.

 

Sobre a Comunidade de Práticas AWP América do Sul

A Comunidade de Práticas AWP América do Sul é uma realização da Verum Partners em parceria com o Grupo ASI. Trata-se de um fórum para o fomento de informações relevantes sobre a metodologia AWP, implementada com muito sucesso, a partir do Canadá para todo o mundo.

Com representatividade na América do Norte e Europa, e agora na América do Sul, as comunidades visam também compartilhar conhecimento, incentivar a discussão e promover a adoção de metodologias estratégicas exclusivas para a maior eficácia do gerenciamento de projetos.

A participação de pessoas e empresas ligadas ao setor é aberta e gratuita.

Conheça mais sobre a Comunidade de Práticas AWP América do Sul no LinkedIn: https://www.linkedin.com/groups/13884317/